Transforma Petrolina e Projeto Carência Menstrual atendem mais de 500 mulheres e meninas

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

Cerca de 500 mulheres e meninas foram atendidas durante as ações sobre dignidade menstrual realizadas pelo Projeto Carência Menstrual, de Goiânia (GO), em parceria com o Transforma Petrolina. As atividades atenderam mulheres dos povoados de Nova Descoberta e Izacolândia, bairro Henrique Leite e da Instituição de Longa Permanência ‘Centro de Recuperação Evangélica Livres Para Servir’ (Crelps).

A série de ações foi iniciada no começo do mês, no dia 8 de agosto, em Nova Descoberta. No local foram feitas palestras sobre a saúde da mulher, ministrada pela médica voluntária Mariana Afra de Carvalho, e a distribuição de absorventes doados pelo Projeto Carência Menstrual, que integra o Rally da Educação e faz parte do Rally dos Sertões. A atividade foi concluída na última segunda-feira (14), no bairro Henrique Leite no mesmo formato. A programação e as localidades atendidas foram mapeadas pelo Transforma Petrolina e tiveram o apoio de instituições sociais.

As ações estão alinhadas ao compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especificamente com as metas 3, 5 e 10 relacionadas à Igualdade de Gênero, Saúde de Qualidade e Redução das Desigualdades de Gênero.

Ao todo, a série de ações distribuiu 1 mil pacotes de absorventes para as mulheres e meninas de Petrolina. De acordo com a idealizadora do Projeto Carência Menstrual, Fabiana Lima, as mulheres receberão o ‘Cartão Carência Menstrual’, que dará o direito àquelas que estão em situação de extrema necessidade receberem dois pacotes de absorventes nos próximos seis meses.


Para a coordenadora voluntária do Transforma Petrolina, Alinne Durando, é importante que haja esse tipo de atividade em torno da menstruação para promover dignidade como um todo, principalmente para mulheres em situação de vulnerabilidade social. “Estamos muito felizes com essa parceria importante do projeto Carência Menstrual. Promover ações que geram bons resultados e, sobretudo, dignidade para mulheres é um dos nossos objetivos para impactar vidas”, afirma.

Com informações da Ascom PMP

Related Posts