Os investimentos do governo baiano nos primeiros quatro meses de 2023 obtiveram o maior índice do país entre os estados em comparação com as receitas, de acordo com a análise da Secretaria do Tesouro Nacional (SNT), vinculada ao Ministério da Fazenda. Até abril, foram investidos R$ 2 bilhões pelo Governo da Bahia. Se somados os investimentos em todo o primeiro semestre do ano, o total é de R$ 3,8 bilhões.
Já a dívida chegou a 26% da receita no mesmo período, o mais baixo patamar dos últimos vinte anos e uma das menores do Brasil. Os resultados foram apresentados na terça-feira (22) pelo secretário da Fazenda do Estado, Manoel Vitório, em audiência pública sobre as contas do governo na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba).
“Os números são positivos, no momento no Brasil todos os Estados apresentam uma queda de receita em função de modificações que foram feitas na legislação que foi feita no ano passado, que atingiu os Estados, mas mesmo assim nós estamos mantendo o equilíbrio fiscal. Nós somos o segundo Estado que mais investe em termos fiscais, ficando atrás apenas de São Paulo, mas se relativizar, isso é em comparação a receita somos o primeiro Estado do Brasil que mais investe. Estamos com boas expectativas, atraindo novos investimentos, estamos ampliando e melhorando as nossas instalações para prestar os melhores serviços à população da Bahia, sob a liderança do Governador Jerônimo Rodrigues”, afirma o Secretário da Fazenda, Manoel Vitório.