SDS-PE prepara esquema de segurança para Paradas da Diversidade

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset
As forças de segurança de Pernambuco estão preparando um esquema especial para realização da Operação Paradas da Diversidade 2023. Entre os dias 03 e 30 de setembro, a Secretaria de Defesa Social (SDS) e suas operativas vão executar um trabalho de forma integrada, com objetivo de garantir a segurança dos participantes dos diversos eventos que vão ocorrer na capital, Região Metropolitana e alguns municípios do interior.
Sob a coordenação do Gestor de Grandes Eventos da SDS, tenente-coronel Marcelo Santos, foi realizada uma reunião no auditório do órgão, nesta quarta-feira (23/08), para discutir os detalhes da operação, com a presença de servidores das Polícias Militar e Civil, Polícia Científica e Corpo de Bombeiros, bem como representantes de instituições parceiras, entre elas CTTU e Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança, Juventude e Prevenção à Violência e às Drogas (SDSCJPVD), e ainda da organização dos eventos.
“Fizemos um planejamento com bastante antecedência, com os cuidados necessários para que o trabalho seja realizado de maneira efetiva e integrada, a exemplo de todos os eventos de grande porte em que a SDS está presente. Nossas equipes vão atuar não apenas nos locais de grande concentração, como também nas áreas próximas aos eventos, até a sua dispersão”, assegurou o tenente-coronel.
O Gestor de Grandes Eventos da SDS reforçou que, embora as Paradas da Diversidade ocorram tradicionalmente no mês de setembro, por ser mais representativo para a população LGBTQIAPN+, a SDS também irá reforçar o policiamento em eventos correlatos que ocorram fora desse período. E orientou aos organizadores para ficarem atentos em relação às determinações do Corpo de Bombeiros, relativas às vistorias de trios elétricos e estruturas fixas dos eventos, dentre elas os palcos.
A primeira Parada da Diversidade está marcada para o próximo dia 03 de setembro, em Casa Amarela, zona norte do Recife, seguida do Cabo do Santo Agostinho (06/09); Olinda (10/09); da Parada da Diversidade de Pernambuco (17/09); e também nos municípios de Garanhuns e Pesqueira, dentre outros locais.
Serviços à população – Uma série de serviços serão disponibilizados durante a realização das festividades, a exemplo da Delegacia pela Internet, onde é possível fazer o registro de roubo, perda ou extravio de documentos. Haverá ainda a presença de equipes do Programa Alerta Celular, para auxiliar a população a fazer o cadastro do aparelho no sistema e, assim, permitir que, em caso de ser vítima de roubo ou furto, as polícias possam encontrar o item subtraído; e atuação de uma equipe de plantão da Corregedoria Geral da SDS.
Com informações da SDS

Related Posts