Creches de Petrolina garantem segurança e assistência humanizada aos mais de 19 mil estudantes

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset
A primeira infância é a fase mais significativa para o desenvolvimento de uma criança, além de ser também um período em que muitos pais necessitam de uma rede de apoio e suporte para a formação cidadã de seus filhos. Entendendo a importância dos impactos da educação infantil, a Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, desempenha um papel fundamental no ensino, aprendizagem e na assistência dos mais de 19 mil pequenos estudantes atendidos pelos Centros Municipais de Educação Infantil e unidades do programa Nova Semente.
O planejamento da gestão municipal para a educação infantil é feito a partir de um olhar humanizado e especializado, a fim de garantir a todas as crianças o direito à creche, promovendo um desenvolvimento qualitativo, além de garantir o apoio necessário para as famílias que, muitas vezes, não têm com quem deixar os pequenos enquanto trabalham. Nas unidades, além dos alunos terem acesso a produtos de higiene pessoal, como fraldas, toalhas, xampus, condicionador, creme para pentear, pomada preventiva de assaduras, escova e creme dental, sabonete líquido e lenços umedecidos, eles também encontram um ambiente agradável, que promove uma alimentação balanceada, servindo alimentos adequados para as diferentes faixas etárias. Vale ressaltar que os meninos e meninas também têm acesso a assistência médica e bucal, através de uma parceria com a Secretaria Municipal de Saúde.
O pequeno Benício, de apenas um ano e oito meses de idade, chega todo empolgado para a aula no Nova Semente Jardim da Infância, localizado no bairro Jardim São Paulo. Para a mãe, Bruna Souza, além de poder ir trabalhar tranquilamente, por saber que o filho está em um local seguro, a interação da criança na creche tem sido fundamental para o crescimento do filho. “Aqui não é apenas recreação. É notável o quanto Benício está desenvolvendo a fala e as habilidades sociais. Isso para nós, mães, é muito importante. A creche participa ativamente no processo de educação e isso colabora para a vida do meu filho e das outras crianças”, avalia.
De acordo com a secretária executiva da Primeira Infância, Poliana de Castro, as creches municipais transcendem o papel pedagógico e assumem também um papel de proteção e assistência, que ultrapassa o direito da criança à educação, mas garante também as famílias, principalmente aquelas mais vulneráveis, o direito ao trabalho e de ter o seu filho em uma instituição preparada para cuidar e educar, e assim poderem trabalhar despreocupados. “Aquelas mães solo, que não dispõem de uma rede de apoio, também têm nas unidades da educação infantil de Petrolina, um espaço especializado que atendem os alunos em todos os seus aspectos, sejam eles físicos ou emocionais. A proposta do prefeito Simão Durando é que as unidades garantam o desenvolvimento integral da criança, através da efetivação de atividades pedagógicas e lúdicas”, reitera Poliana.
Com informações da Ascom PMP

Related Posts