Programa Universidade para Todos realiza aula inaugural para população em situação de rua

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

As atividades do Programa Universidade para Todos iniciaram na última terça (13), voltadas para a população de rua. A iniciativa é da Secretaria de Educação do Estado da Bahia. A aula inaugural ocorreu no Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão e Negócios Severino Vieira, no Bairro de Nazaré, em Salvador.

O coordenador estadual do Movimento da População de Rua, Renny Silva destaca a importância do curso preparatório para os vestibulares e o Enem- Exame Nacional do Ensino Médio. “A escola é um direito para todos e a gente que teve essa trajetória de rua não tem essa visibilidade, está dentro da faculdade é um sonho”.

Esta primeira turma vai atender 20 estudantes. As aulas serão ministradas por professores, monitores das quatro universidades estaduais, além da UFRB, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Para a coordenadora da Educação de Jovens e Adultos da Secretaria, Carla Nogueira, o curso cumpre o objetivo de utilizar a educação pública para a inclusão de todos. “Nosso direcionamento é que a educação alcance todas as pessoas”, disse.

O projeto é uma parceria da secretaria com a Defensoria Pública do Estado. O professor e assessor da coordenação do Programa Universidade para Todos, José Bites, destaca a relevância da ação para as pessoas que vivem em situação de rua. “Implementamos essa turma para que as pessoas em situação de rua também desenvolvam habilidades de consolidar uma formação e participarem dos processos seletivos”.

Como forma de incentivar uma maior participação, os alunos tem acesso a material didático, fardamento e alimentação escolar estão previstas novas turmas do curso por meio da parceria entre a defensoria pública do Estado e o movimento da população de rua.

Da Redação com informações GovBA

Related Posts