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Com o tema ‘Construindo parcerias para alcançarmos o Ideba e Ideb 2023’, a Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), reuniu na manhã desta quinta-feira (14), no auditório da Seduc, cerca de 25 lideranças comunitárias do município, com o objetivo de mobilizar a população para contribuir com as estratégias educacionais que visam reforçar o alcance de melhores índices de aprendizagem na avaliação de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), e no Índice de Desenvolvimento da Educação da Bahia (Ideba) de 2023.
Presente na ocasião, o secretário de Educação e Juventude, Wank Medrado, falou sobre a parceria entre gestão e lideranças comunitárias, destacando o projeto político municipal que defende e prioriza os interesses públicos. “Contar com uma gestão que investe e aposta na educação como bem coletivo para a população, é poder consolidar uma trajetória de conquistas, como tem feito a prefeita Suzana Ramos. Através da parceria entre administração pública e comunidade, temos consolidado um modelo de projeto político municipal que é pensado e executado exclusivamente, para atender o interesse público”, declarou o secretário de Educação e Juventude, Wank Medrado.
O líder comunitário do bairro Quidé, Anecino Pereira de Ataídes, mais conhecido como Sr. Nelsinho, participou da programação e avaliou a iniciativa. “Esse é um momento muito positivo, e acredito que a Secretaria de Educação acertou bastante nos reunindo nessa ocasião. É a única saída para a realização de uma educação efetiva, que envolve gestão municipal, escola e comunidade. A população precisa estar diretamente envolvida nas iniciativas que buscam melhorar o desenvolvimento da nossa cidade, principalmente no que se refere à educação, e como bem disse o secretário Wank em sua fala, nós precisamos também, nos tornarmos sujeitos responsáveis pela transformação social”, disse Anecino.
A superintendente Pedagógica da Seduc, Willany Cunha, falou sobre as estratégias desenvolvidas para alcance da meta no Ideb 2023. “A Seduc tem acompanhado por meio de estudo focal, o Ideb das unidades de ensino do município, e a partir dos resultados identificados, temos oferecido estratégias educacionais de intervenção e melhoria dos índices. Dividimos a equipe gestora em quatro grupos correspondentes a situação dos resultados atuais, considerando as escolas em alerta, engajadas, próximas a meta, na meta ou acima da meta, e a partir dessas classificações, temos orientado o caminho eficaz para a conquista da meta ideal estabelecida, de 6.0 para o Ideb de 2024”, explicou Willany Cunha.
O Ideb
Foi criado em 2007 e reúne, em um só indicador, os resultados de dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações. O Ideb é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
Texto: Camila Santana – Ascom/Seduc/PMJ
Fotos: Pedro Ângelo – Ascom/PMJ