A Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDESDH) e do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (COMUD), promoveu nessa quarta-feira (18) a 6ª Conferência Municipal da Pessoa com Deficiência. O encontro reuniu profissionais que atuam na área, representantes do poder Executivo e Legislativo e de organizações não-governamentais.
A abertura do evento teve a participação dos alunos da APAE, que fizeram uma apresentação artística. A mesa foi composta pela gestora da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDESDH), Doriane Secchi Mascarelo, a secretária executiva de Acessibilidade, Rosarinha Coelho, a presidente do Conselho, Érika Alves, e o vereador Diogo Hoffmann, representando a Câmara de Vereadores.
A conferência contou com a palestra do Secretário de Tecnologia e Acesso à Informação da Organização Nacional de Cegos do Brasil e revisor de texto braile, Milton Carvalho, com o tema “Cenário atual e futuro na implementação dos direitos das pessoas com deficiência: construindo um Brasil mais inclusivo”.
No período da tarde, cinco temáticas foram abordadas nos debates dos eixos: controle social, inclusão e o acesso às políticas públicas, financiamento da promoção de direitos, cidadania, e os desafios para uma comunicação universal. Após o debate nos eixos, as propostas foram apresentadas e votadas no plenário. No final do evento foi realizada uma eleição para escolha dos delegados que irão participar da 6ª Conferência Estadual da Pessoa com Deficiência, que será realizada em Recife.
“As conferências são espaços de diálogos e construção, por isso, nós ouvimos a população e os atores ligados a causa com o objetivo de fortalecer o compromisso de garantir uma cidade mais inclusiva e adequada para todos, o que é uma orientação do prefeito Simão Durando”, destaca a secretária de Acessibilidade, Rosarinha Coelho.
Com informações da Ascom Prefeitura de Petrolina