Nessa terça-feira (24/10), no auditório da Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES-PE), no Bongi, foi realizada mais uma etapa do curso “Fique Atento – pode ser câncer!”, uma parceria entre a SES-PE e o Grupo de Ajuda à Criança Carente com Câncer de Pernambuco (GAC-PE). A capacitação para os profissionais da saúde tem como tema “A importância do diagnóstico precoce de câncer em crianças e adolescentes” e contabiliza, no total, 120 horas de carga horária. A expectativa é qualificar mais de 10 mil profissionais de saúde, que integram as 12 Gerências Regionais de Saúde (GERES).
A secretária estadual de saúde, Zilda Cavalcanti, destacou a importância do programa e do diagnóstico oncológico precoce. “Que bom que a gente está construindo e disseminando conhecimento, porque a gente precisa espalhar isso para que realmente possa beneficiar as pessoas e as crianças que tanto precisam do diagnóstico precoce, que faz toda a diferença na história da doença” Declarou Zilda.
A presidente do GAC-PE, médica especialista em oncologia pediátrica, Vera Morais, falou um pouco sobre o programa “Fique Atento – pode ser câncer!”, que teve início em 2006. Ela destacou a preocupação com crianças que não têm acesso ao diagnóstico precoce. “A gente vê que, infelizmente, essas crianças não têm oportunidade de conhecer o diagnóstico precoce. Por causa desse ciclo, como é que você vai chegar até lá? Não existe outra coisa que não seja a suspensão dos sinais e sintomas, que alerta o câncer infantojuvenil”, declarou Vera Morais.
O médico Frederico Jorge, diretor da Telesaúde da SES-PE, aproveitou para tornar claros a política e o objetivo atual da Telesaúde. “O objetivo da Telessaúde, na verdade, é ampliar suas atividades. Incluindo o binômio assistência e educação. E nossa política tenta associar as duas coisas, ampliar o máximo para área de assistência todas as ações que possam vir a beneficiar os usuários do SUS e os clientes para quem a gente presta assistência.”
Pensando em capacitar e alcançar ainda mais profissionais, o GAC-PE e o Telessaúde criaram uma plataforma com diversos vídeos, uma programação que vai desde a epidemiologia do câncer aos sinais e sintomas. A ferramenta vai permitir alertar tanto os profissionais da saúde quanto os pais para os sintomas do câncer infantil, que facilmente podem ser confundidos com as doenças comuns.
Um projeto semelhante ao “Fique Atento – pode ser câncer!” foi realizado entre 2008 e 2012 pelo GAC-PE. O projeto funcionava em forma de caravanas, nos municípios do Estado, sendo ministradas, ao todo, 24 horas de aulas presenciais. O programa, à época, atingiu 2.400 profissionais da saúde. Atualmente, o curso da Telessaúde já atingiu mais de 8.500 inscrições e concedeu 12.013 certificações.
Com informações Secretaria de Saúde PE