Durante oficina realizada nessa quinta e sexta-feira (9 e 10.11), gestores e servidores do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA) definiram os indicadores e as metas que irão compor o Planejamento Estratégico 2024-2027 da instituição. O trabalho ocorreu na sala de eventos do Quality Hotel & Suítes São Salvador e incluiu o desenvolvimento das iniciativas estratégicas.
A oficina deu seguimento às etapas iniciadas em outubro, nas quais foram estabelecidas a identidade institucional, o diagnóstico e objetivos estratégicos. Segundo o gerente de planejamento da Diretoria de Gestão Estratégica (DGE), Murilo Nunes, os participantes utilizaram destas definições para estabelecer os novos elementos do planejamento do TCE/BA.
“Os indicadores vão nos ajudar a medir o alcance desses objetivos ao longo dos próximos quatro anos. Para cada indicador vai ter uma meta e para cada objetivo a gente vai ter também iniciativas, que são projetos voltados para atingi-los”, disse Murilo.
Os gestores e servidores foram agrupados em cinco focos temáticos para a realização da oficina. Pela manhã, eles discutiram sobre os melhores indicadores e metas para os objetivos estratégicos. No turno da tarde, cada grupo apresentou as definições e abriram para o debate geral, que foi organizado pelo consultor da MBS Consulting, Christian Cardozo.
De acordo com o consultor, o engajamento dos servidores do TCE no trabalho foi muito satisfatória. “Todo mundo está trazendo toda a sua experiência, seu conhecimento para poder estruturar e conseguir elaborar bons indicadores, boas metas e agora vamos ver como acontece com as iniciativas, mas o pessoal mostra que está preparado para isso também”, ressaltou Christian, explicando que as iniciativas podem ser de “curto, médio e longo prazo” e acrescentou: “Elas podem ser ações, podem se transformar em projetos ou em um programa, para que a gente possa implementar no Tribunal”.
A composição das iniciativas começou a quinta-feira e foi concluída na manhã da sexta-feira (10.11). Após as análises, os indicadores e metas expostos formarão um mapa estratégico que será levado para deliberação do Tribunal pleno. A conclusão do processo de elaboração do Planejamento Estratégico 2024-2027, que é coordenado pela DGE com auxílio da MBS Consulting, está prevista para as próximas semanas.
Com informações do TCE/BA