Centenário de Thales Ramalho, o articulador da redemocratização do Brasil, é documentado em livro

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

Político combatia o autoritarismo da ditadura militar e foi um importante conciliador entre oposição e governo para a conquista da democracia. Livro que retrata sua trajetória será lançado amanhã (14) na Academia Pernambucana de Letras.

A Academia Pernambucana de Letras sediará o lançamento do livro “Thales Ramalho: Política, Diálogo e Moderação – 100 anos”, amanhã (14), às 19h30, com a presença de familiares do ex-deputado federal, amigos e políticos. O jornalista Cícero Belmar, que escreveu o livro, reuniu e analisou cerca de 90 mil documentos para detalhar a história da redemocratização do Brasil em 300 páginas, a partir da biografia de um homem essencial no jogo político entre 1964 e 1985.

Nascido em João Pessoa, mas radicado no Recife, Thales Ramalho foi parlamentar por cinco mandatos. O político colecionou memórias em recortes de jornais e arquivos pessoais numa espécie de dossiê da própria atuação durante sua jornada política. O objetivo de Thales era mesmo lançar um livro, o que não conseguiu em vida. Desejo que agora foi atendido pela filha Ana Clara Monteiro, que teve a iniciativa de convidar Cícero Belmar para materializar a vontade do pai. Com revisão de conteúdo do jornalista Ítalo Rocha e projeto gráfico assinado pelo designer Luiz Arrais, o livro soma ao acervo documentos do Congresso Nacional, do Tribunal de Contas da União, da Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco, da Fundação Getúlio Vargas e da Biblioteca Nacional.

O livro é uma obra-prima de resgate e registro histórico, e uma importante fonte de consulta para as diversas áreas – social, política, histórica, antropológica, da comunicação. Atenderá interesses de políticos, jornalistas, intelectuais, artistas, acadêmicos e pesquisadores de forma geral.

Related Posts