Patrulha Maria da Penha fortalece rede de proteção às mulheres em Petrolina

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

Atuando efetivamente nas ações de políticas públicas voltadas ao combate à violência de gênero, a Patrulha Maria da Penha da Guarda Civil Municipal (GCM), que agora integra a Secretaria de Segurança Pública (SSP) de Petrolina, divulga dados positivos do atendimento realizado na fiscalização e no cumprimento de medidas protetivas relacionadas às diretrizes da Lei Maria da Penha, além do acompanhamento às vítimas de violência doméstica e familiar.

Em 2023, mais de 950 mulheres receberam a visita domiciliar da equipe da Patrulha; 27 indivíduos foram detidos e conduzidos para a Delegacia de Polícia por cometerem algum tipo de ato de violência de gênero; 79 mulheres foram acompanhadas no cumprimento de medidas preventivas. Também foi dado um apoio ao Oficial de Justiça na entrega de 45 intimações aos agressores, além de 22 retiradas de pertences de vítima do local da ocorrência, em apoio a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM).

Quanto ao atendimento a chamadas de emergência geradas através do número 153, foram realizados 139 atendimentos a ocorrências diversas – tais como agressão física e psicológica, violência patrimonial, ameaça, tentativa de feminicídio, cárcere privado e violência sexual/atentado violento ao pudor.

Ações como estas fortalecem a proteção às mulheres vítimas de violência, bem como mostram que a Patrulha Maria da Penha da Guarda Civil Municipal de Petrolina vem buscando cumprir o seu papel no fortalecimento da segurança pública. Além do mais, proporciona o resgate do direito à vida, dignidade e segurança das mulheres vítimas e suas famílias.

Com informações da Ascom PMP

Related Posts