Devido às fortes chuvas que ocorreram nas últimas semanas, muitos locais acabam acumulando água e se tornando o ambiente propício para a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, Zika e Chikungunya. Assim, nesse final de semana, a Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Saúde, irá realizar uma ação de mobilização social contra o aedes.
No sábado (3), as equipes estarão em bairros que foram notificados com casos suspeitos de dengue: Areia Branca, Jardim Petrópolis, Cohab VI e Dom Malan. Já no domingo (4), cerca de 40 agentes de endemias irão percorrer a comunidade do N7, para verificar as residências e comércios, aplicando larvicida e orientações aos moradores sobre a importância do cuidado com os quintais e jardins com o objetivo de eliminar recipientes com água parada. Já os agentes de saúde irão visitar as casas passando orientações sobre o cuidado com a água de consumo humano e entregando hipoclorito as famílias.
Segundo a Organização Mundial da Saúde, cerca de 90% dos focos dos mosquitos, estão dentro das residências da população. Diante disso, a ideia da ação é que toda a população petrolinense tire 10 minutos do dia, para vistoriar nos quintais lugares que possam acumular água parada e servir de criadouro.
Com informações: Ascom PMP