Para celebrar o Dia dos Povos Indígenas, comemorado nesta sexta-feira, 19 de abril, a Escola Municipal Estação do Saber José Carlos Tanuri organizou uma Mostra Cultural. No evento, os estudantes apresentaram o que vêm aprendendo sobre os povos originários em sala de aula.
A gestora da unidade, Virna Sarissa, explicou que a culminância foi dividida em duas partes e integra um projeto em que os alunos viajam e chegam a Portugal, mas tem como foco principal os povos originários. “Hoje tivemos as apresentações artísticas, com a dança do Toré e uma apresentação musical envolvendo todos os alunos da escola em uma grande roda. Na próxima sexta-feira (26), realizaremos uma feira, com oficinas de produção de adereços e com a presença de alimentos característicos dos povos originários”, disse.
Virna explicou ainda que o objetivo da atividade é apresentar o indígena para além dos estereótipos criados ao longo da história. “Nós queremos mostrar para as crianças que o indígena não é só aquele que pinta o corpo ou se veste totalmente de penas. É sobre você estar em todos os lugares e se reconhecer, sem perder a sua essência. Queremos enfatizar a cultura e o quanto eles foram e são importantes para a origem e formação do povo brasileiro”, acrescentou.
A estudante Yasmim Castro dos Santos Moreira, de 10 anos, é aluna do 4º ano do Ensino Fundamental e contou o que aprendeu sobre os elementos presentes na cultura indígena e o seu significado. “Nós aprendemos sobre o Toré, que os indígenas têm essas danças, que, às vezes, são várias, para comemorar aniversários e outras festas ou quando eles cultivam algum alimento. Além disso, também aprendemos a fazer os cocás”. A aluna da mesma turma, Maria Alícia Ramos dos Santos, 9 anos, destacou a importância desse aprendizado. “Essa experiência foi muito importante para a gente aprender mais sobre a cultura indígena porque faz parte da cultura do nosso povo”.
—
Texto: Eneida Trindade – Ascom Seduc/PMJ