Quatro escolas públicas de Juazeiro (BA) devem receber, na próxima cena, o projeto ‘Conexão Pipoca’. Serão realizadas mostras de cinema com um programa de mediação cultural gratuito para as crianças, na segunda (29) e terça-feira (30), pela manhã e à tarde.
“Nós vamos montar o telão no pátio da escola. A ideia é tentar transformar aquele ambiente em um cinema e trazer para as crianças obras de artistas da Bahia, que refletem sobre temas importantes em sua formação futuros como cidadãos”, afirma a produtora Nilzete Miranda.
Na segunda, as escolas contempladas serão na periferia da cidade. Pela manhã, o projeto será realizado na Escola Professora Mazzarello Cavalcanti Reis da Rocha, no bairro João Paulo II. E à tarde, será na Escola Municipal Professora Leopoldina Leal, no bairro Quidé.
Já na terça, serão atendidas escolas da zona rural. Na parte da manhã, a Escola Municipal Celso Cavalcante de Carvalho, no Projeto Mandacaru. À tarde, a Escola Municipal Santa Inês, no Distrito de Maniçoba.
Serão exibidos cinco curtas-metragem, todos produzidos por artistas baianos ou residentes no estado. De Juazeiro será o ‘Cantando Janeiro’ de Moésio Belfort. Da capital, Salvador, são duas obras, ‘O Filme de Carlinhos’ de Henrique Filho da Voo Audiovisual e ‘Menino da Gamboa’ de Pedro Perazzo e Rodrigo Luna. De Porto Seguro também serão dois filmes, ‘Maré Braba’ e ‘Ewé de Òsányìn: o segredo das folhas’, ambos de Pâmela Peregrino.
O projeto da Pipa Produções foi aprovado no Edital 1 – Audiovisual da Lei Paulo Gustavo em Juazeiro Bahia e conta com a realização da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes de Juazeiro, Prefeitura de Juazeiro, Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura, Governo Federal do Brasil.