Na noite de quinta-feira (13), a equipe técnica da Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMA) realizou uma vistoria em alguns estabelecimentos no cruzamento da Avenida São Francisco e Paraíba, localizadas no bairro Areia Branca. A vistoria, motivada por uma denúncia, teve como intuito fiscalizar e coletar dados para estudos sobre a emissão sonora desses ambientes.
Depois de aferir os ruídos do local com o equipamento decibelímetro, foi constatado que os bares sem emitir som, acústico ou eletrônico, estão atingindo o limite máximo permitido de 60 decibéis para o horário da noite, de acordo com a Norma Brasileira Regular (NBR). Já com a emissão sonora de voz e violão, foi constatada emissão de som a 62 decibéis, ultrapassando o limite permitido para o horário.
Segundo o diretor-presidente da AMMA, Geraldo Junior, o monitoramento em bares e restaurantes será constante, com o propósito de reduzir a emissão de ruídos sonoros. “Esses dados se tornam preocupantes, pois comprovam que a emissão de ruídos, mesmo sem sons acústicos ou elétricos, estão atingindo o limite máximo recomendável. Assim, o monitoramento continuará, abrindo espaço, também, para uma possível medida mitigadora”, explicou Geraldo.
ASCOM-PMP
Blog do Banana
