135
Vai acontecer neste sábado (13), das 9h às 13h, no Museu Eugênio Teixeira Leal, no Pelourinho, a primeira formação social em projetos culturais do Comitê de Cultura na Bahia, vinculado ao Ministério da Cultura. A capacitação é direcionada aos povos e comunidades tradicionais interessados em participar do Edital Azeviche, ofertado pela Fapesb/Secti. O evento é gratuito e aberto ao público.
A formação tem o objetivo orientar a participação social no edital, entendendo seus objetivos, temas e critérios; ensinar os interessados como fazer a inscrição e incluir corretamente as informações das propostas, além de receber orientações de como escrever um projeto competitivo.
“A ideia é aprofundar os conhecimentos sobre o edital, tirar dúvidas e aumentar as chances dos interessados na seleção. Esse é o papel principal do Comitê de Cultura, ajudar a sociedade na elaboração de seus projetos, qualificando e ampliando essa participação”, declarou a coordenadora de Formações do CC, Heloísa Costa.
Formado em abril, o Comitê de Cultura na Bahia faz do Programa Nacional dos Comitês de Cultura (PNCC), da Secretaria dos Comitês de Cultural. E tem como finalidade mobilização social; a formação em direitos e políticas culturais; o apoio à elaboração de projetos e parcerias; e a comunicação social e difusão de informações sobre políticas culturais. Na Bahia, é coordenado pela Associação Afoxé Filhos de Gandhy.
Para a coordenadora geral do CC, Pyedra Barbosa, a chegada do comitê possibilita a democratização da Cultura. “É um avanço para o acesso às ações de fomento nas bases da cultura popular, especialmente porque agencia a inclusão dos fazedores e fazedoras de cultura que majoritariamente não disputam as políticas públicas. O comitê é esse espaço de reconhecimento, promoção, integração e difusão das manifestações da cultura popular”, declarou.
O edital Azeviche está com as inscrições abertas no site www.fapesb.ba.gov.br e visa apoiar projetos que incorporam novas tecnologias.
Mais formações
O Comitê de Cultura na Bahia vai realizar uma série de formações durante o segundo semestre de 2024. Terão capacitações em diversas comunidades de Salvador e nos territórios de identidade da Bahia, com grupos culturais, e outras para a participação social no edital Azeviche e sobre a Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB).
Fonte: Ascom