96
Nesta quarta-feira (24), as secretarias estaduais da Educação (SEC) e de Cultura (Secult) lançaram o Programa Estudantes nos Museus, em evento realizado na área externa do Museu de Arte Contemporânea da Bahia (MAC). A iniciativa, que conta com um investimento superior a R$ 13 milhões, tem como objetivo incentivar os jovens a explorar e ocupar o rico patrimônio cultural e histórico da Bahia. Com essa ação, os espaços museológicos se transformam em extensões das salas de aula, proporcionando uma educação mais completa e integrada.
“Eu sempre amei visitar museus, mas não tenho muitas chances de ir”, disse o estudante Silas Dantas, de 16 anos, que completou: “esse programa é maravilhoso porque vai dar oportunidade a outros jovens como eu de conhecer mais sobre esses lugares que carregam tanta história. Além disso, é uma forma de aprender de maneira diferente e mais interessante do que só ficar na sala de aula”.
Antes da cerimônia de lançamento, Ana e outros estudantes dos colégios estaduais Mestre Paulo dos Anjos, Aplicação Anísio Teixeira, Governador Lomanto Júnior, Raimundo Matta e do Centro Estadual de Educação Profissional Formação e Eventos Isaias Alves participaram de uma visita guiada pelas exposições em cartaz no MAC, vivenciando uma experiência imersiva no espaço museológico. “Foi uma oportunidade incrível para aprender fora da sala de aula e entender melhor nossa história e cultura”, comentou a estudante Ana Sousa, de 17 anos.
Durante o lançamento, foram apresentadas as atividades a serem desenvolvidas com os estudantes nos ambientes museais de Salvador e do Recôncavo Baiano, com foco em ações socioculturais e educativas, contemplando a transversalidade da cultura e a realização de atividades multidisciplinares. O projeto conta com apoio da Fundação Luis Eduardo Magalhães (Flem) e do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac).
De acordo com o secretário da Secult, Bruno Monteiro, a iniciativa visa promover o envolvimento da juventude com os equipamentos culturais: “nosso desejo é que eles possam conhecer e se apropriar desses espaços. Nós queremos é despertar nessa juventude uma maior intimidade com esse mundo do fazer e da realização cultural”.
Formação para professores
Além do lançamento do programa, a SEC, por meio do Instituto Anísio Teixeira (IAT), deu início às inscrições para a formação “O poder dos museus na Educação: práticas de educação museal na escola”, que integra o conjunto de ações desenvolvidas pela secretaria. A capacitação tem o objetivo de promover a reflexão sobre temas pertinentes à relação dos museus com a educação.
De acordo com Manoel Calazans, assessor especial da Secult, cerca de 400 professores serão capacitados: “uma formação na área de educação museal, justamente para interagir com as matérias tradicionais, como história e geografia. Traz o estudante, mas faz, também, uma ação de currículo na sala de aula. Tudo isso para garantir as aprendizagens”.
A atividade ocorrerá de forma online, de 12 a 25 de agosto, e será ministrada em formato autoinstrucional. Estão sendo oferecidas 400 vagas para professores da rede pública. Os interessados poderão se inscrever até o dia 11 de agosto, através do link inscricaoonlineiat.educacao. ba.gov.br.
Com informações: Secom – Secretaria de Comunicação Social – Governo da Bahia