Alerta: agosto é a época de reprodução dos escorpiões é preciso redobrar os cuidados

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

O mês de agosto começou, e com ele algumas preocupações, como o escorpião. Isso porque este é o início da época de reprodução desses animais, período que estes têm maior concentração de veneno e, consequentemente, em que a Vigilância de saúde recebe mais notificações sobre suas aparições.

O Vale do São Francisco por apresentar uma considerável diversidade na fauna do bioma Caatinga, conta com a existência de várias espécies consideradas peçonhentas, com destaque para serpentes, aranhas, lagartas, abelhas e escorpiões, que como já foi citado aparecem com mais frequência nessa época do ano.

Petrolina

Sobre esse assunto o técnico em epidemiologia da Secretaria de Saúde de Petrolina, Francisco Freitas explica que nesse período mais quentes, eles (os escorpiões) geralmente regulam a temperatura corpórea com o ambiente, então os mesmos ficam mais ativos e consequentemente mais visíveis. “O que torna o número de acidentes maior nessa época do ano”, pontuou.

Francisco Freitas reforça a importância da participação ativa da população para prevenir acidentes, adotando medidas simples como: “o uso de calçados fechados ao caminhar em áreas rurais e urbanas; inspeção cuidadosa de roupas e calçados antes de usá-los; manutenção de ambientes limpos próximos das casas, jardins, quintais e manter as caixas de gorduras limpas, pois ambiente que tem barata é propício para escorpião”, citou.

É fundamental que as pessoas saibam como proceder e onde buscar atendimento especializado, garantindo assim uma resposta rápida e eficaz, minimizando possíveis complicações. Sobre esse ponto Francisco foi direto, “nos casos leves, as pessoas podem procurar as unidades de saúde, espalhados pelo município, agora se o caso for grave eles devem buscar a UPA, sendo criança ou mulher o Hospital Dom Malan é o mais indicado, adultos podem se dirigir também ao Hospital de Traumas, mas todas unidades básicas estão disponíveis também”.

Juazeiro

Já em Juazeiro a Secretaria de Saúde (Sesau) informa que em caso de picada de escorpião ou outro inseto que ofereça risco à saúde, o cidadão deve procurar as Unidades de Pronto Atendimento do município: UPA e UPED.

Da Redação

Foto: Divulgação

 

Related Posts