Nos dias 16 e 17 de agosto, o Centro de Cultura João Gilberto, em Juazeiro será palco do Fórum Audiovisual do Vale do São Francisco, um evento que reunirá profissionais, entusiastas e representantes do setor audiovisual para discutir o futuro do cinema e da produção audiovisual na região. Entre os participantes, destaca-se o projeto Cinergia Diversa, uma iniciativa inovadora que democratiza o acesso ao cinema utilizando um veículo movido a energia solar.
O Cinergia Diversa, contemplado pelo edital Cinemas e Salas Públicas Vocacionadas e financiado pela Lei Paulo Gustavo, tem como objetivo promover a diversidade cultural e valorizar as produções audiovisuais locais. O projeto está percorrendo quatro municípios da Bahia, Feira de Santana, Juazeiro, Alagoinhas e Valença oferecendo sessões gratuitas e acessíveis, além de capacitar profissionais da área e equipar salas de cinema locais.
Durante o Fórum, representantes do Cinergia Diversa apresentarão o impacto do projeto na democratização do acesso à cultura, a difusão do cinema, a produção audiovisual inclusiva e sustentável, e a inclusão cultural, social e econômica. O evento será uma oportunidade para compartilhar experiências, fortalecer parcerias e destacar a importância de iniciativas que promovam a diversidade e a sustentabilidade no setor audiovisual.
Fórum
O Fórum Audiovisual do Vale do São Francisco promete ser um espaço de aprendizado, troca de ideias e celebração da diversidade cultural, e a participação do Cinergia Diversa certamente enriquecerá as discussões e fortalecerá o compromisso com um cinema mais inclusivo e acessível.
Com informações da Assessoria