Estudante de medicina da UFPE apresenta pesquisa no maior Congresso Internacional de Cirurgia Vascular do mundo

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

Uma universitária de quarto ano de medicina da universidade Federal de Pernambuco (UFPE) foi a única estudante brasileira a apresentar uma pesquisa no maior congresso de cirurgia vascular do mundo.

De acordo com a universidade, a aluna Cynthia Florêncio de Mesquita, apresentou sua pesquisa no vascular annual meeting, no último mês de junho, em Chicago, nos Estados Unidos (EUA).

Segundo a UFPE, além de apresentar seu trabalho em forma de pôster, Cynthia também foi agraciada com uma bolsa de estudos que financiou sua participação no evento.

Através de nota a UFPE diz que a pesquisa apresentada por cynthia focou na superioridade do acesso transfemoral (pela coxa) em reparos endovasculares de aneurisma de aorta, uma técnica que mostrou melhores resultados em comparação ao método tradicional de acesso braquial (pelo braço), ainda predominante no brasil.

De acordo com a UFPE, o estudo, publicado no Journal Of Vascular Surgery, analisou dados de 6.138 pacientes tratados por reparo endovascular de aneurismas complexos da aorta, demonstrando que o acesso transfemoral reduz significativamente o risco de eventos cerebrovasculares, lesões na medula espinhal e mortalidade em comparação ao acesso por extremidade superior.

A estudante Cynthia Florêncio explicou que esse trabalho é crucial para mostrar que é necessário aprender essa nova técnica e que vale a pena investir na curva de aprendizado, pois os pacientes, via de regra, terão resultados muito melhores se o acesso for pela perna (femoral).

Quanto à estudante de medicina ter recebido uma premiação que incluía uma bolsa de estudos para apresentar seu trabalho no congresso, ela disse acreditar que essa conquista pode incentivar mais colegas a buscar essas oportunidades e a acreditar que é possível alcançar esse tipo de reconhecimento.

Related Posts