Pernambuco sedia mais uma edição do Eli Summit, principal evento de impulsionamento de ecossistemas locais de inovação no País. O encontro, realizado pelo Sebrae Nacional em parceria com o Sebrae Pernambuco, será realizado pela primeira vez no interior do Estado, em Petrolina, em um gesto de homenagem à cidade, que é o segundo maior polo tecnológico do estado.
A programação acontece entre os dias 11 e 13 de setembro, e será realizada em um espaço montado na orla da cidade, com palestras, visitas técnicas, rodadas de negócios, workshops e painéis, reunindo especialistas nacionais e internacionais do segmento. Segundo a coordenação a expectativa desta edição, que pauta o papel dos ecossistemas locais de inovação para o desenvolvimento, é reunir um público com cerca de 600 pessoas. As inscrições estão abertas e podem ser feitas no site elisummit.com.br.
Eli Summit
O Eli Summit se configura como um momento para conectar pessoas, ideias, experiências e projetos entre ecossistemas de inovação de vários locais. O evento é direcionado a públicos ligados à inovação, incluindo lideranças de setores produtivos inovadores, instituições de pesquisa, incubadoras, aceleradoras, agências de fomento e parques tecnológicos e segundo Joseana Ferreira, diretora Técnica do SEBRAE-PE, na oportunidade os olhos do mundo vão estar voltados para a Petrolina, “vamos receber pessoas de outros países que serão fontes de inspiração e vamos também inspirar com nossas histórias, Petrolina é a personificação de como um ecossistema local de inovação funciona, basta olhar a história, a cidade deixa de ser a Passagem de Juazeiro para ser hoje a grande potência de produção, exportação de frutas no Brasil e no mundo”, declarou.
Nessa primeira edição do interior o evento conta com grandes especialistas do Brasil e de outros países como Argentina, Colômbia, Cuba, Espanha, Romênia, Alemanha e Polônia. A curadoria dos palestrantes é de Josep Piqué, presidente executivo do Technova Barcelona – Parque de Inovação La Salle e presidente da Associação Tríplice Hélice e da Associação Internacional de Parques Científicos e Áreas de Inovação (IASP).
A chegada do Eli Summit ao Sertão do São Francisco, epicentro da fruticultura irrigada do Brasil, de acordo com Mara Almeida, gerente do SEBRAE-PE em Petrolina, é uma oportunidade de imersão em uma experiência que mostra o papel central desses ecossistemas no desenvolvimento econômico. “É uma grade honra está recebendo o ELI SUMMIT, que como já foi dito é o primeiro do interior, os outros dois foram realizados em Recife, e sem dúvida foi uma escolha acertada, pois somos o segundo maior polo de inovação e tecnologia do Estado, e temos muito o que apresentar para o mundo”, revelou.
Programação
O primeiro dia do evento contará com oficinas sobre “Como estruturar um pacto de inovação”, ministrada pelo próprio Josep Piqué, e painéis sobre “Alianças estratégicas para inovação” e “Governança inteligente”, além de palestra sobre “Estratégias de Smart Cities para transformação digital”, sob a condução do especialista em gestão pública a serviço de cidadãos e gestões municipais, Andreu Francisco, da Espanha.
Já o segundo dia, entre outros temas, terá oficina sobre “Como criar uma rede de investidores para o meu ecossistema”, ministrada pelo fundador e sócio da Additio Ventures, Gerard Valverde. A polonesa Marina Ranga, pesquisadora da Universidade de Varsóvia, por sua vez, apresenta a palestra “Estratégia de P&D para especialização inteligente”.
No terceiro e último dia, o antropólogo Santiago Uribe, da Colômbia, irá liderar uma oficina sobre “Como incrementar a resiliência do meu ecossistema”. Natural de Medellín, o especialista atuou na ação que transformou a cidade colombiana em uma referência em inovação. A programação completa do evento está disponível no elisummit.com.br.
Da Redação com informações do Sebrae PE
