Estudo indica melhor horário para tomar remédio contra pressão alta

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

Uma pesquisa apresentada, neste sábado (31/8), no Congresso da Sociedade Europeia de Cardiologia 2024, contraria recomendação anterior que apontava o horário noturno como o mais indicado para tomar medicamentos contra a pressão alta.

A pressão alta, também chamada de hipertensão, é uma doença crônica caracterizada pelos níveis elevados da pressão sanguínea nas artérias. O coração dos pacientes com hipertensão é obrigado a exercer um esforço maior para realizar a circulação de sangue no corpo.

Apesar de ser facilmente controlada com medicações, a pressão alta é um dos principais fatores de risco para acidentes vascular cerebrais, infartos, aneurismas arteriais e insuficiências renal e cardíaca.

Fora a questão genética, fatores como consumo de álcool, cigarro, sal em grande quantidade, obesidade, colesterol alto, diabetes, idade avançada, estresse e sedentarismo também podem influenciar nos níveis de pressão arterial

Tontura, visão embaçada, dor de cabeça ou dor no pescoço são os principais sintomas relacionados à doença. Geralmente, esses incômodos aparecem quando a pressão aumenta rapidamente

Outros sintomas comuns em quem tem pressão alta são: zumbido no ouvido, visão dupla ou embaçada, dor na nuca e na cabeça, sonolência, palpitações, enjoo e pequenos pontos de sangue nos olhos

O melhor horário

Partindo de estudos que apontaram maior prevalência de eventos cardíacos associados a episódios de pressão alta à noite, os cientistas decidiram avaliar se tomar os remédios nesse horário provocaria alguma redução de risco para os pacientes.

Eles acompanharam por cinco anos cerca de 4 mil voluntários idosos que faziam uso de medicações para o controle de pressão alta. Ao final do período, os pesquisadores informaram que não conseguiram encontrar associações importantes entre o horário que os pacientes tomavam os remédios e os eventos clínicos pelos quais passaram no período.

De acordo com o líder do trabalho, após a pesquisa, a ideia de que existe um momento certo para tomar os remédios contra pressão pode ser descartada e o paciente deve optar pelo horário que tem menos chance de esquecer a medicação.

Com informações do site Metrópoles

Foto: Divulgação

Related Posts