Neste sábado (14), o Hospital Dom Malan da rede estadual de saúde em Petrolina, realizou um mutirão de cirurgias pediátricas. Foram atendidas 12 crianças que estavam na fila, nos municípios da VIII Gerência Regional de Saúde, que compreendem Petrolina, Afrânio, Cabrobó, Dormentes, Lagoa Grande, Orocó e Santa Maria da Boa Vista.
São cirurgias de baixa complexidade, onde os pacientes operam pela manhã e recebem alta ao final da tarde. Estão sendo realizados mais de 16 tipos de cirurgias pediátricas a exemplo de: herniorrafia inguinal e umbilical, postectomia, fimose, criptorquidia, hipospadia, orquidopexia, colostomia, dentre outras.
Além das cirurgias pediátricas, o mutirão também está realizando cirurgias ginecológicas. A estimativa é realizar 259 em mulheres que estão na fila de espera nos municípios atendidos pela VIII Gerência Regional de Saúde. Para as mulheres, serão mais de 14 tipos de cirurgias ginecológicas, a exemplo de: histerectomia, miomectomia, laqueadura tubária, ooforectomia, ninfoplastia, correção de fístula e perineoplastia.
“O objetivo do Governo do Estado é reduzir as filas de cirurgias eletivas. A lista de espera tinha cerca de 800 crianças, com os mutirões, muitas pessoas que esperavam há dois, três anos, estão sendo atendidas, ” explicou a diretora geral do Hospital Dom Malan, Daniele Moreno.
Balanço do Mutirão
De janeiro a agosto já foram realizadas 403 cirurgias pediátricas e 396 cirurgias ginecológicas no Hospital Dom Malan Ismep. A Secretaria Estadual de Saúde começou o mutirão de cirurgias no mês de maio, sempre aos sábados, e segue atendendo mulheres e crianças na região da VIII GERES até o mês de maio de 2025.