96
O Hospital Ortopédico do Estado da Bahia, unidade da Secretaria da Saúde do Estado administrada pelo Einstein, realizará, no próximo sábado (21), das 7h às 13h, um mutirão de consultas ambulatoriais para crianças e adolescentes. Cento e dez pacientes vindos de todas as regiões do Estado e de cidades como Vitória da Conquista, Seabra, Senhor do Bonfim e Porto Seguro estão sendo convocados, de acordo com a ordem na regulação, para os atendimentos.
Farão parte da iniciativa 22 especialistas em coluna e ortopedia geral, além de uma equipe multidisciplinar composta por enfermeiros, técnicos e biomédicos. O objetivo é a diminuição do tempo para acesso às consultas na especialidade, através do Sistema Único de Saúde do Estado.
Para ser inscrito na regulação e ser convocado para mutirões como esse, o paciente precisa passar por uma consulta em uma unidade básica de saúde do SUS, que pode ser um posto de saúde ou uma policlínica. Sendo identificada a necessidade de tratamento especializado com um ortopedista, a própria unidade, a Prefeitura-Bairro ou a Secretaria de Saúde do município cadastra o paciente no Sistema de Regulação Ambulatorial – o SRA. Após esse processo, basta aguardar o chamado do hospital.
Em seis meses de funcionamento, o Hospital Ortopédico do Estado da Bahia chegou ao marco de mais de 3.000 mil cirurgias e 719 atendimentos pediátricos. “Essa é uma especialidade com uma demanda reprimida importante. Por isso, ao realizar mutirões como esse, nosso objetivo é agilizar o atendimento e, consequentemente, o diagnóstico e tratamento dos pacientes, visando melhorar sua qualidade de vida”, destaca Roger Monteiro, diretor do Hospital Ortopédico do Estado da Bahia. “Aos poucos, vamos diminuindo o tempo de espera com encaminhamentos das consultas e exames complementares e, se necessário, indicação para procedimentos cirúrgicos”, completa.
Sobre o Hospital Ortopédico do Estado da Bahia
Inaugurado em 4 de março de 2024, o Hospital Ortopédico do Estado, unidade do Governo do Estado da Bahia gerida pelo Einstein, tem estrutura montada para ser o maior hospital estadual especializado em Ortopedia e Traumatologia do Brasil.
Localizado no bairro do Cabula, em Salvador, oferece serviços ambulatoriais e hospitalares 100% regulados, referenciados pela Central Estadual de Regulação nas situações de Urgência e Emergência, e pelo Sistema de Regulação Ambulatorial em casos eletivos.
Secom – Secretaria de Comunicação Social – Governo da Bahia