A demanda por serviços de saúde mental cresceu. Segundo a Secretaria de Saúde do município, neste ano de 2024, os três CAPS da cidade já realizaram mais de 50 mil atendimentos.
Nesta quinta-feira (10) é o Dia Mundial da Saúde Mental. E a população de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, pode receber atendimento clínico e psicológico gratuito na cidade. Os serviços são ofertados nos postos de saúde, com equipes multiprofissionais que oferecem suporte na Atenção Primária à Saúde, bem como na rede especializada municipal.
A demanda por serviços de saúde mental no município cresceu. Segundo a Secretaria de Saúde de Petrolina, neste ano de 2024, os três CAPS da cidade já realizaram mais de 50 mil atendimentos. A Atenção Especializada conta com três Centros de Atenção Psicossocial (CAPS): o CAPS Infantil, o CAPS II e o CAPS Álcool e Outras Drogas, além da Policlínica Municipal.
A Secretaria de Saúde de Petrolina alerta sobre sinais que indicam a necessidade de ajuda, como esgotamento físico, isolamento social, mudanças de humor, dificuldades de concentração, distúrbios do sono, abuso de substâncias e alterações no apetite e peso.
Além disso, sobrecarga no trabalho, busca pela perfeição corporal, social e financeira, associado ao estresse, também têm impactado a saúde mental da população.
Confira os serviços de saúde e endereços em Petrolina:
Unidades Básicas de Saúde – 57 prédios na sede e no interior
CAPS II: Avenida José de Sá Maniçoba. s/n, Centro (Próximo ao Hospital Universitário)
CAPS Infantil: Rua da Simpatia, Nº 135, Centro
CAPS AD III: Rua Presidente Dutra, Nº 290, Centro.
Policlínica Municipal: Avenida Presidente Tancredo Neves, Centro