O Hospital Dom Malan (HDM), em Petrolina, realizou nesta quarta-feira (16) um workshop de Libras (Língua Brasileira de Sinais) voltado para fisioterapeutas, com o objetivo de qualificar os profissionais e promover a inclusão de pacientes surdos. A atividade foi uma ação especial em comemoração ao Dia Nacional do Fisioterapeuta e Terapeuta Ocupacional, comemorado em 13 de outubro.
O workshop foi ministrado pela fisioterapeuta Stefany Furtado, que há 14 anos atua na área. “A ideia é compartilhar sinais essenciais para o contexto hospitalar e despertar o interesse por essa formação, que podem contribuir significativamente para nossa atuação como profissionais de saúde”, destacou a profissional.
Sara Rúbia Franco, fisioterapeuta do Pronto Socorro Infantil (PSI) do hospital, elogiou a iniciativa: “Eu achei a oficina excelente e muito importante. Realmente é um pontapé inicial para que a gente se aprofunde no conhecimento em libras e consiga se comunicar de forma efetiva com a população de surdos”.
O HDM, que é referência no atendimento materno-infantil pela rede PEBA, já recebeu pais de crianças internadas que relatam dificuldades de comunicação dentro da unidade. “Estamos trabalhando para promover uma assistência mais inclusiva, capacitando nossas equipes para melhor atender os pacientes e acompanhantes surdos”, explicou a coordenadora de fisioterapia do hospital, Nara Brandão.