IDOMED Juazeiro celebra o Dia do Médico com a solenidade “Raízes Médicas do Sertão” e homenageia profissionais do Vale do São Francisco

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

O Instituto de Educação Médica (IDOMED) de Juazeiro, vinculado à Faculdade Estácio, realizou nesta sexta-feira (18) a solenidade “Raízes Médicas do Sertão”, em homenagem ao Dia do Médico. Durante o evento, foram homenageados quatro médicos locais por suas trajetórias e serviços prestados à comunidade do Vale do São Francisco: Dulce Ribeiro, Euclides Mendes Marinho, José Carlos Moura e André Luiz Magalhães.

O coordenador do curso de Medicina, Alvaro Pacheco, destacou a importância do evento: “O saldo que fazemos é que conseguimos alcançar o que estávamos pretendendo, que é apresentar às novas gerações a história e a importância das pessoas que construíram a medicina no Vale do São Francisco e também prestar uma homenagem em vida a essas pessoas. Não esperamos outro momento; reconhecer em vida é mais importante ainda, e nossa intenção é que eles sirvam de exemplo para os estudantes, oferecendo referenciais positivos, principalmente no sentido de mostrar que, através do empenho e da dedicação à ciência, eles conseguem, inclusive, transformar a medicina e a vida das pessoas de forma significativa”, afirmou.

Em seu discurso, Dulce Ribeiro, que celebrou 50 anos de atuação na medicina, agradeceu a homenagem. “É uma moção muito especial e coincide com os meus 50 anos de medicina. Quero continuar. Foi uma ideia muito feliz, porque não podemos esquecer as pessoas que passaram por nossas vidas. Agradeço a toda equipe que nos acolheu e digo que ainda estamos na ativa”, declarou.

José Carlos Moura ressaltou o significado do reconhecimento: “É um ato de generosidade incluir o nosso nome nessa homenagem ‘Raízes Médicas do Sertão’. Isso traz uma responsabilidade muito grande e, claro, uma enorme gratificação. Mas a mensagem que deixo para os estudantes é que sejam médicos, não apenas técnicos em medicina. Existem muitos técnicos que dominam a parte técnica, mas falta algo para ser médico de verdade: é preciso ser um bom técnico e, acima de tudo, ter compaixão”, enfatizou.

Euclides Marinho, outro homenageado, destacou a importância da ação para a formação de novos profissionais. “Nós, que prestamos serviços a uma comunidade, nos sentimos honrados e felizes. O IDOMED traz riquezas não só para o ensino, mas também para as futuras gerações. Ser lembrado pela Estácio IDOMED é motivo de grande alegria e orgulho, sabendo que essa instituição está sendo bem avaliada e que certamente formará bons e grandes profissionais para a região do Vale do São Francisco”, pontuou.

O médico André Luiz Magalhães foi celebrado na temática “Ações que nos inspiram”, comovendo os presentes ao relembrar a história de uma paciente com leucemia, para a qual se vestiu de um herói em quadrinhos com o intuito de facilitar o tratamento e obter resultados clínicos positivos. “É uma honra, uma emoção muito grande. Poder ser homenageado com essa honraria, estando em contato com os alunos tanto aqui quanto no internato, é indescritível. Para mim, foi muito importante e aumenta ainda mais a responsabilidade de ser um profissional ético e focado no atendimento ao paciente, o que nos motiva cada vez mais”, declarou.

O diretor da instituição, Luiz Rodrigues, também destacou o papel do IDOMED no reconhecimento dos profissionais médicos. “Nosso compromisso vai além do ensino e da pesquisa; também nos dedicamos a valorizar a região e os profissionais que fazem a diferença na saúde da nossa comunidade. Acreditamos que o reconhecimento do potencial dos médicos locais é uma forma de fortalecer ainda mais a medicina no Vale do São Francisco”, ressaltou.

A cerimônia contou ainda com a presença de professores, colaboradores e alunos da instituição, celebrando a história e o legado dos homenageados para a comunidade e para a formação de novos médicos.

Related Posts