PEC que propõe o fim da escala 6×1 avança com novas assinaturas na Câmara

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

Uma proposta de emenda à Constituição (PEC) que visa a acabar com uma jornada de trabalho na escala 6×1, na qual o trabalhador tem direito a um dia de folga após seis dias de trabalho, tem ganhado destaque no Congresso.

Iniciativa do Movimento ‘Vida Além do Trabalho’ (VAT) e apresentada pela deputada Erika Hilton (PSOL-SP), a PEC ainda precisa da adesão de 171 deputados para ser protocolada.

Até agora, a proposta reuniu 71 assinaturas, contando com apoio integral da bancada do PSOL e de parte do PT, com 37 dos 68 deputados da legenda aderindo ao projeto. O apoio de outros partidos tem sido limitado, principalmente entre as legendas de direita. Entre os parlamentares do PL, a maior bancada da Câmara, apenas Fernando Rodolfo (PE) assinou o documento. No União Brasil, quatro deputados apoiaram a medida, e outras legendas como Republicanos, PP, PSDB e Solidariedade registraram um apoio cada.

Com a PEC, o movimento espera rever a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), ampliando o tempo de descanso dos trabalhadores.

Related Posts