A Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Saúde, vai realizar nessa sexta-feira (13), o Dia D de Combate ao mosquito Aedes aegypti. A ação é um chamado nacional do Ministério da Saúde para que os municípios intensifiquem as atividades que ajudem a reduzir os índices de doenças como Dengue, chinkungunya e zika, e alertem a população sobre a importância da prevenção às arboviroses.
Equipes de Agentes de Endemias estarão a partir das 8 horas na Praça do Bambuzinho e no semáforo que fica em frente a Prefeitura, realizando serviço de panfletagem e levando informações sobre cuidados e prevenção. Os Levantamentos de Índice Rápido do Aedes Aegipty (LIRAa) realizados ao longo de 2024, colocaram Petrolina na posição de baixo risco para infestação de arboviroses. Os resultados positivos são fruto do esforço coletivo da equipe da saúde com a colaboração da população.
Cenário epidemiológico
Segundo dados do Boletim InfoDengue, do Ministério da Saúde, de 1 a 7 de dezembro houve um aumento contínuo nos casos prováveis de Dengue e chikungunya no Brasil. O Distrito Federal, Minas Gerais e Paraná foram as unidades da federação com maiores incidências da doença. O estado de Pernambuco ficou na zona verde, posição considerada fora de risco de infestação.