A Fundação Terra realiza anualmente campanha junto às empresas para que essas pratiquem a solidariedade através da destinação de parte do Imposto de Renda (IR) para apoiar projetos sociais. A iniciativa neste 2024 – Empresas solidárias transformam comunidades ( Converta seu imposto em solidariedade) – já começou e se estende até 31 de dezembro.
Para participar é simples, orienta a advogada Chames Balladares, coordenadora do setor de mobilização de recursos da Fundação Terra. “As empresas que aderirem podem destinar até 1º do IR devido para um projeto desenvolvido pela Fundação, aprovado junto ao Fundo da Criança e Adolescente de Arcoverde e até 1% para outro projeto aprovado junto ao Fundo do Idoso também do município” destaca Balladares.
Esses recursos , segundo Chames, são essenciais para a manutenção de atendimentos a mais de 900 crianças e dezenas de idosos em situação de alta vulnerabilidade social.
Ela orienta que a prática das doações via IR não compromete o fluxo financeiro das empresas, já que essas já cumprem obrigações reais de pagar impostos e que a Legislação permite que uma fração do IR devido seja direcionada a projetos aprovados junto ao Fundo da Criança, ao Fundo do Idoso, entre outros.
E alerta: Essa possibilidade de doação atualmente esta restrita às empresas que declaram pelo regime de lucro real. O processo de destinação é prático e simples: Basta que após o depósito na conta do Fundo da Criança e Fundo do Idoso, a empresa envie o comprovante para as instituições, no nosso caso, a Fundação Terra que solicitará o recibo junto aos conselhos respectivos e encaminhará à referida empresa para ser anexado à sua contabilidade. “Um processo ágil, transparente e extremamente eficaz”, conclui Chames Balladares.