Com a alta de 282% nos casos leves de Covid-19 em Pernambuco, a procura por testes que detectam a doença também aumentou, fazendo com que o produto esteja em falta nas farmácias. O insumo pode chegar a custar R$ 50.
Em entrevista concedida à Folha, o presidente do Sindicato das Farmácias de Pernambuco (Sincofarma-PE), Ozeas Gomes, explica que não tem como o mercado ‘prever’ o crescimento dos casos da doença, o que gera a escassez.
“A gente só entende aquilo que está acontecendo, no momento. Não prevemos o que vai acontecer, porque quando a questão é uma doença e, especificamente, a covid-19, não podemos prever tudo. Realmente, o teste está em falta e o mercado muito escasso. O que tem é estoque antigo”, destaca ele.
Quando os testes faltam, ainda de acordo com Gomes, as farmácias fazem pedidos aos laboratórios do produto, mas o prazo de reabastecimento chega a uma semana.
“A gente não tem como exigir muito dos laboratórios, até porque quando acontecem essas faltas, é de forma geral. Eles têm que atender o Brasil todo”, complementa.
(Folha PE/Geovana Albuquerque Agência Saúde)