a correria do dia a dia, entre cuidar da roça e dos filhos, a agricultora Vanessa Araújo da Silva, moradora do Núcleo 8 do Perímetro Irrigado Senador Nilo Coelho, em Petrolina, encontrou mais do que um serviço de saúde. Na Unidade Básica de Saúde (UBS) Hildo Diniz, no N8, ela encontrou acolhimento, orientação e um caminho seguro para garantir o bem-estar da sua família.
“Aqui eu utilizo mais o atendimento da dentista para as crianças. Quando cheguei aqui pela primeira vez, a dentista me orientou a trazer eles para olhar os dentes, e estavam bem estragados. Agora, graças a Deus, estão bem limpinhos”, conta Vanessa com um sorriso no rosto. Para a agricultora, a Unidade Básica localizada no N8 se tornou uma aliada no cuidado diário, especialmente com a saúde bucal dos filhos.
Essa realidade se repete em muitas comunidades de Petrolina. Com 57 UBS’s espalhadas pelo município, sendo 34 na zona urbana e 23 na zona rural, a Atenção Primária à Saúde tem sido o primeiro e mais importante passo para o cuidado integral da população. Mais do que consultas médicas, as unidades oferecem um atendimento completo: médico, enfermagem, odontologia, vacinação, exames laboratoriais, medicamentos, prevenção, planejamento familiar e acompanhamento de doenças crônicas. São esses serviços perto de casa que fazem toda a diferença.
“É muito importante ter um posto de saúde como esse aqui em nossa comunidade, porque a dificuldade hoje é grande. Às vezes muitos têm transportes para ir à rua, outros não têm, não temos tempo de ir direto no Centro com a criança. Aqui perto é muito bom, que dali a gente vem para cá, muito bom mesmo”, completa Vanessa.
A presença de uma UBS na comunidade representa mais do que estrutura física. Representa cuidado, vínculo, confiança. Os profissionais reconhecem os rostos, as histórias e as necessidades de cada paciente. A Unidade Básica de Saúde é um espaço onde saúde pública se transforma em presença real, constante e acessível.
