A agricultora Mirian Eunice Gonçalves conhece bem as dores e os desafios provocados pela fibromialgia. Há pouco mais de uma década, ela deixou sua terra natal, Araripina, e se mudou para o Perímetro Irrigado Senador Nilo Coelho, N9, em Petrolina. Foi na Unidade Básica de Saúde da comunidade que ela encontrou acolhimento, escuta e o cuidado contínuo para tratar o que precisava.
A fibromialgia é uma condição crônica, que afeta milhares de brasileiros, causando dores constantes pelo corpo, cansaço excessivo e, muitas vezes, limitações no dia a dia. Para Mirian, ter o atendimento tão próximo de casa faz toda a diferença, tanto na saúde física quanto na emocional.
“Aqui no posto de saúde eu procuro muito a assistência médica, por conta da minha fibromialgia. Todo mês sou acompanhada. O médico passa minhas medicações e faz as receitas. A avaliação que eu faço do posto é muito boa. Somos tratados bem e sem precisar ir para o Centro”, conta Mirian com muita gratidão.
A realidade de Mirian é compartilhada por muitos outros moradores do N9. A também agricultora Maria Claudete da Silva, que vive na comunidade há mais de 20 anos, lembra como era difícil conseguir atendimento antes da chegada da UBS. “Antes desse postinho, a gente tinha que ir para longe, para o Pedra Linda ou C3. Era uma caminhada grande para ser atendida. Agora não, é pertinho de casa”, relembra.
Inaugurada em 2021, a Unidade Básica de Saúde do N9 atende quase cinco mil pessoas, oferecendo consultas médicas, atendimentos de enfermagem e odontologia, vacinação, curativos, assistência farmacêutica e ações de promoção à saúde. Mais do que serviços, a UBS tem se tornado um ponto de apoio e confiança para a comunidade, especialmente para quem convive com doenças crônicas. O cuidado contínuo, o acolhimento e o compromisso da equipe com o bem-estar dos pacientes têm feito a diferença na vida de pessoas como Mirian e Claudete.
