Em uma semana, gestor pontuou críticas à concessão da Compesa e anunciou mudanças que vão ajudar Procape
Uma semana depois de destacar pontos críticos no processo de concessão da Compesa, o prefeito do Recife e potencial candidato ao governo de Pernambuco em 2026, João Campos (PSB), abraça outra pauta estadual: o Procape e, consequentemente, fortalece a UPE, unversidade à qual a unidade de saúde é vinculada e administrada pela governadora Raquel Lyra (PSD), candidata natural à reeleição e adversária do prefeito.
Na última das quatro agendas de ontem ao lado do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou que o Laboratório Municipal Julião Paulo da Silva vai mudar de lugar. Sai do lado do Procape, em Santo Amaro, e vai para a Avenida Norte, em Casa Amarela. A mudança permitirá a expansão do maior pronto-socorro cardiológico do Norte-Nordeste.
“Alguém disse: mas vocês não são oposição? Isso não existe quando se coloca verdadeiramente o interesse das pessoas na frente. Ninguém está aqui para fazer conta política ou atrapalho político para ninguém.”
A declaração do prefeito chega no dia seguinte a um discurso em que a governadora insinuou haver gente trabalhando contra o estado.
“Não pode quem é pernambucano querer que a gente não pegue dinheiro (empréstimo). Não pode querer desmanchar em Brasília o que a gente faz aqui”, disparou Raquel Lyra em Ouricuri, no Sertão, na segunda etapa do Ouvir para Mudar.
A construção do novo laboratório será financiada pelo governo federal, reforçando a afinidade do prefeito com o presidente Lula. “A gente tem feito o dever de casa, que é seguir o que o presidente Lula tem feito: tirar do papel e transformar a vida das pessoas através de política pública.”
Escola de Sargentos
Para não deixar morrer a ideia de uma Escola de Sargento (ESG) em Pernambuco, a governadora Raquel Lyra (PSD) e o deputado Renato Antunes (PL) participam hoje da cerimônia de entrega do espadim aos cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), em Resende, no Rio. O deputado preside a Frente Parlamentar sobre a ESG.
Federação
O Cidadania, que em breve oficializa uma federação com o PSB, faz reunião especial terça-feira (19), na Câmara do Recife. O presidente nacional do partido, Comte Bittencourt, participa do encontro e deve reunir-se com o prefeito e presidente nacional do PSB, João Campos.
De mãos dadas
A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, alterou a agenda para acompanhar o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, em uma série de anúncios no Recife ontem. Desde o início da gestão, o ministério já investiu na saúde mais de R$ 5,7 bilhões.
Solidariedade
A presença do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e do secretário Mozart Sales no Recife reforçou uma rede de solidariedade. Mozart e a família dos dois tiveram o visto cassado pelo governo dos Estados Unidos. Padilha ficou de fora porque o visto está vencido.
