Saúde

Programa de especialistas do Ministério da Saúde pode ganhar novas áreas médicas

A proposta em análise inclui as áreas de psiquiatria, neurologia e nefrologia

O programa Agora Tem Especialistas, lançado pelo Ministério da Saúde em maio, poderá ter ampliada a lista de atendimentos oferecidos. A proposta em análise inclui as áreas de psiquiatria, neurologia e nefrologia, além das seis especialidades já previstas inicialmente: oncologia, ginecologia, cardiologia, ortopedia, oftalmologia e otorrinolaringologia.

A iniciativa busca reduzir a fila de consultas, exames e cirurgias no SUS. Para isso, clínicas, hospitais filantrópicos e particulares que atenderem pacientes da rede pública receberão créditos financeiros como contrapartida, em um montante estimado em até R$ 2 bilhões. A contratação poderá ser feita por estados, municípios ou pelo serviço social autônomo AgSUS.

A proposta de ampliação foi apresentada pelo deputado federal Duarte Jr. (PSB-MA), que defende a medida como forma de enfrentar desigualdades regionais no acesso à saúde. Ele argumenta que a psiquiatria responde à crescente demanda por atendimento em saúde mental, agravada pela pandemia, enquanto a neurologia é essencial para diagnósticos que garantem benefícios sociais, e a nefrologia assegura a continuidade de tratamentos como a hemodiálise.

Fonte: Metro1

Compartilhe: