A governadora Raquel Lyra participou, nessa quarta-feira (20), do Evento Anual da ‘Motriz 2025 – Redes que Transformam’, em São Paulo (SP), e destacou os avanços de Pernambuco na educação pública – como o fortalecimento do ensino em tempo integral, o aprimoramento do regime de colaboração com os municípios, a construção de creches e os resultados expressivos na alfabetização. No painel “Nosso compromisso para os Anos Finais”, a gestora defendeu políticas duradouras e integradas entre União, Estados e municípios para garantir a aprendizagem e reduzir desigualdades.
“É o regime de colaboração que vai fazer com que a gente entregue apoio financeiro aos municípios, eles sabem que podem pedir nossa ajuda. Estamos investindo na construção de creches em Pernambuco, são 250 creches que vão ser construídas e chegaremos a 35% de cobertura de creche no Estado. Além disso, criamos um programa de transporte escolar e já distribuímos mil ônibus, aumentamos em 140% o valor do transporte escolar repassado para os municípios. Estamos contratando 1,2 mil psicólogos para que possam trabalhar dentro das escolas, fizemos a maior contratação da história de profissionais da educação. E tem muito mais ações e iniciativas para fazer pela frente”, destacou a governadora Raquel Lyra.
A chefe do Executivo também destacou que os avanços recentes não seriam possíveis sem a parceria com os municípios, garantida pelo programa Juntos pela Educação. Na área de alfabetização, Raquel citou os resultados do Programa ‘Criança Alfabetizada’, responsável por elevar para 60% a taxa de crianças alfabetizadas na idade certa em 2024, acima da média nacional. Outro avanço é o desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Nos anos iniciais do ensino fundamental, Pernambuco alcançou nota 6,2 em 2023, acima da média nacional. No ensino médio, o Estado ficou em primeiro lugar entre as regiões Norte e Nordeste.
Também participaram do painel o diretor Executivo do Todos Pela Educação, Olavo Nogueira Filho, como mediador, e como painelistas o diretor Executivo do Fundo Baobá, Giovanni Harvey; a secretária Nacional de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC); Katia Schweickardt; e o secretário de Planejamento do Piauí, Washington Bonfim.
