A vereadora Kari Santos (PT), vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal do Recife e conselheira titular do Conselho Municipal de Direitos Humanos e Segurança Cidadã, participou hoje da Pré-Conferência de Direitos Humanos. O encontro foi uma etapa preparatória para a Conferência Municipal de Direitos Humanos do Recife, que reuniu o Secretario de Direitos Humanos e Juventudo do Recife, Marco Aurélio, sociedade civil, gestores públicos e especialistas para discutir políticas voltadas à promoção da dignidade, da igualdade e da cidadania.
O evento aconteceu no auditório do Compaz Dom Helder Câmara, lotado com a maciça participação de movimentos sociais, coletivos LGBTQIAPN+ e representantes da CUT.
Durante sua fala, Kari Santos destacou a importância de fortalecer a participação popular na formulação das políticas de direitos humanos da cidade. “É fundamental que o povo esteja presente nesse debate. A defesa dos direitos humanos não é algo distante: é garantir moradia digna, segurança cidadã, respeito à diversidade e políticas públicas que cheguem a quem mais precisa”, afirmou.
A vereadora também ressaltou o papel do Conselho Municipal como espaço democrático e plural para consolidar avanços na área. “Agora, a cadeira de conselheira titular será ocupada por uma vereadora que vai lutar de verdade pelos direitos humanos”, declarou Kari, em referência à antiga ocupante do cargo, a vereadora Michele Collins.
O conselheiro de direitos humanos pela OAB, Thiago Santos, também se pronunciou e afirmou que os direitos humanos estavam abandonados pelo Conselho Municipal, mas que agora a presença da vereadora Kari Santos representa um passo à frente para a pauta.
A Pré-Conferência de Direitos Humanos contou ainda com debates temáticos e a eleição de delegados que representarão as propostas apresentadas na etapa municipal, que ocorrerá nos próximos meses.
