Homenagem

Desembargador André Rosa recebe Título de Cidadão do Recife

Homenagem reconhece a trajetória do magistrado e sua dedicação à justiça e à sociedade recifense

O desembargador do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) André Vicente Pires Rosa recebeu, ontem, o Título de Cidadão do Recife. A honraria foi concedida pela Câmara de Vereadores da cidade, por autoria do vereador Wilton Brito (PSB), em solenidade realizada no Plenário da Casa de José Mariano.

O vereador relembrou a trajetória do magistrado e ressaltou que a vida do desembargador é marcada pela dedicação à justiça e pelo profundo senso de equidade. “Sua atuação como magistrado tem sido um pilar na construção de uma sociedade mais justa e segura, contribuindo para a pacificação social e para o fortalecimento do nosso Estado Democrático de Direito”, disse.

Natural de Santa Maria (RS), o André Vicente Pires Rosa ingressou como juiz no Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) em 1991, atuando em comarcas do interior e da capital. Em fevereiro de 2024, pelo critério de merecimento, foi promovido a desembargador do TJPE, passando a integrar a 1ª Câmara Criminal e a Seção Criminal.

Discurso
Em seu discurso, o desembargador André Rosa demonstrou gratidão pela honraria recebida. Ele destacou que foi a generosidade do povo recifense e ressaltou a cultura e importância do município.

“Reconheceram-me, distinguiram-me, e me tornaram conterrâneo de Frei Caneca, Joaquim Nabuco, Manuel Bandeira, Gilberto Freyre, João Cabral, do meu professor Nelson Saldanha, só para citar alguns ilustres recifenses. Mas, acima de tudo, fizeram de mim seu conterrâneo, conterrâneo dos contemporâneos, daqueles com quem hoje convivo: os do presente, os com quem falo, como, bebo, trabalho, reflito, discuto e cresço. Eis aí o imenso valor”, afirmou.

O magistrado ressaltou que a homenagem representa um estímulo. “Este reconhecimento é semelhante a uma aprovação, um chamado para melhorar sempre. Esta homenagem não é apenas pelo que fui ou sou, mas, sobretudo, para que eu continue merecendo-a”, concluiu.

Presidente da Câmara Municipal, o vereador Romerinho Jatobá (PSB) destacou que a trajetória do homenageado, por si só, já justificava a concessão da honraria. “É o nosso povo que lhe concede o direito de ser filho desta terra”, reforçou.

Cerimônia
A mesa da cerimônia foi composta por Romerinho Jatobá; pelo desembargador Fausto Campos, que representou o presidente do TJPE, desembargador Ricardo Paes Barreto; pelo desembargador eleitoral José Ronemberg Travassos da Silva, que representou o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), desembargador Cândido Saraiva; pelo desembargador Eduardo Augusto Paurá Peres, que representou presidente da Associação Nacional de Desembargadores (Andes), desembargador Fábio Dutra; e pelo defensor público-geral do Estado de Pernambuco, Henrique Seixas.

Fonte: FolhaPE

Compartilhe: