Os usuários de transportes alternativos, que fazem linha de Petrolina aos distritos de Nova Descoberta, Bebedouro e Izacolândia, agora utilizarão o serviço de bilhetagem eletrônico, dispensando a utilização de dinheiro e troco. Foi assinado nesta quinta-feira (04), pela Prefeitura Municipal, através da Empresa Petrolinense de Trânsito e Transporte Coletivo (EPTTC), o contrato de implantação do sistema nas vans e sistemas de transporte complementar dessas localidades. São 44 equipamentos a serem instalados a partir do próximo dia 15 nos veículos cadastrados na Associação dos Condutores Autônomos em Transporte Alternativo de Passageiros de Petrolina (Ascompe).
O representante legal da Empresa especializada em serviços de implantação do Sistema de Bilhetagem Eletrônica, DOTFLEX, Paulo Cezar de Moraes, explicou o funcionamento dos equipamentos. “A previsão é que dia 29 de outubro os equipamentos já estejam operando nas vans. Será utilizado um cartão eletrônico, o ‘Petrocard’. O funcionamento é muito simples e dispensa utilização de dinheiro. O processo é organizado e vai facilitar muito a vida dos usuários e o trabalho da categoria”, disse.
O presidente da Federação Nacional dos Permissionários, Concessionários, Autorizatários e Trabalhadores Autônomos do Transporte Público Alternativo, Opcional, Complementar e Suplementar (Fenatral), Expedito Bandeira, falou a respeito da importância do sistema de bilhetagem para a categoria. “São muitos os benefícios para estes trabalhadores. Um exemplo é que agora eles estão cumprindo o quesito exigido pelos bancos para financiamento de veículos que é a utilização do sistema de bilhetagem. Em breve, eles já poderão trocar as suas frotas de carros, ampliando seus negócios”, explicou.
O secretário de Acessibilidade de Petrolina, Marcos Conceição, participou do processo de implantação do sistema. Ele assegura que com os equipamentos, pessoas com deficiência serão beneficiadas. “O sistema de bilhetagem é o primeiro passo para o avanço do transporte acessível em Petrolina e locais circunvizinhos. Sabe-se que 78% das pessoas deficientes são atendidas pelo transporte alternativo, pois os ônibus não podem pegar e deixar estas pessoas nos locais onde precisam estar. As vans podem deixá-las na porta de suas casas, nos hospitais, nas escolas e outros lugares. Além disso, o sistema dispensa a utilização de dinheiro, os cegos não vão precisar se preocupar em conferir troco e quem não possui os membros superiores vai ter o cartão, na verdade, em formato de botão. Ou seja, os deficientes vão precisar cada vez menos da ajuda de outras pessoas para viajarem”, destacou.
O diretor-presidente da EPTTC, Paulo Valgueiro, falou a respeito do andamento da implantação e da próxima etapa do projeto. “A implantação do sistema é apenas o primeiro passo neste processo. Pretendemos que no início do próximo ano, seja trocada toda a frota de vans, melhorando cada vez mais o sistema de transporte alternativo em nosso município”, afirmou.
Segundo informações de Paulo Cézar de Moraes, a Empresa DOTFLEX já está providenciando o local que servirá de base para o cadastramento dos usuários e locais de venda do Petrocard e créditos.
ASCOM-Prefeitura Municipal de Petrolina
Blog do Banana
