O Delegado Regional da Polícia Civil, Lamartine Fontes, revelou um grande um acirramento político anormal na corrida eleitoral em Petrolina, Afrânio e Dormentes este ano. Por outro lado, grande parte das denúncias registradas era infundada. “Sentimos que houve uma rivalidade que antes não existia entre os candidatos em Petrolina”, destacou.
O destaque vai para Afrânio, onde segundo Lamartine, houve diversas denúncias de perseguição política e intimidações. Foi necessário haver uma reunião com os representantes das coligações, a Juiz e o Promotor Eleitoral, com presença da chefia da Polícia Civil, para orientá-los sobre as consequências de possíveis irregularidades. “Colocamos que eles devem adotar uma postura democrática, pois caso contrário, iremos tomar as medidas necessárias e quem for preso, só será liberado na segunda-feira (08)”, destacou.
Atuação
Os cerca de 480 mil candidatos têm até o fim da noite desta sexta (5) para a divulgação da propaganda eleitoral. Para coibir irregularidades ou ilegalidades, a Polícia Civil já começa em regime de plantão a partir deste sábado. No domingo (7), será montará uma delegacia eleitoral no campus Centro da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), que funcionará das 7h às 18h.
Na 1ª Delegacia de Polícia Civil (Ouro Preto) haverá o plantão regular, porém com ações visando a separação do preso por motivos eleitorais e o criminoso comum. Para este trabalho, todo o efetivo de Petrolina está escalado e haverá reforço enviado pela Secretaria Estadual de Defesa Civil.
Entre as infrações mais comuns em dia de eleição, estão o transporte ilegal de eleitores e boca de urna. “Teremos Policiais disfarçados, com câmeras e vamos tentar filmar esses indivíduos que venham a praticar condutas ilícitas, desrespeitando a decisão do cidadão em eleger o individuo que nos governará pelos próximos 4 anos”, explicou.
A principal recomendação da Polícia Civil é que o eleitor, ainda que vestido com camisa na cor do candidato e portando bandeira (permitidos pela Justiça Eleitoral), registre o seu voto de maneira silenciosa e pacífica. “Pedimos bom senso. Qualquer algazarra ou conversa com outras pessoas pode ser configurado como boca de urna e levar à prisão”, destacou.
A Lei Seca, por sua vez, vigorará das 5h às 18h do domingo e neste período, será proibido o consumo e a venda de bebida alcoólica. Em Afrânio e Dormentes, os presos por desrespeito a essa determinação só serão liberados na segunda-feira (08).
