Vale destacar que capacitismo é crime previsto na legislação do Brasil
O podcast VideBula aborda esta semana um tema cada vez mais presente no debate público: o capacitismo, termo que define o preconceito contra pessoas com deficiência visíveis ou invisíveis. Lembrando que 21 de setembro foi o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, e o tema contribui para o debate sobre as lutas dos PCDs e raros.

No episódio vamos conhecer a advogada Adriana Monteiro, especialista em direitos da pessoa com deficiência e autismo. Ela explica que o capacitismo é crime previsto na legislação brasileira e orienta sobre como registrar denúncias. Já a convidada Beatriz Marconi, diagnosticada com autismo já adulta, relata os impactos do preconceito em sua trajetória pessoal e profissional.
O episódio também chama atenção para práticas capacitistas presentes no cotidiano, como a falta de acessibilidade em escolas e empresas, e ressalta a importância de entender que a inclusão é um direito, e não um privilégio.
O VideBula é uma produção original da Radioagência Nacional, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Os episódios vão ao ar todas as terças-feiras e estão disponíveis na Radioagência Nacional, nos principais tocadores de áudio e no YouTube, com versão acessível em Libras.
Quer saber mais, tirar dúvidas ou sugerir temas para os próximos episódios? Entre em contato pelo email videbula@ebc.com.br ou deixe seu comentário no canal do VideBula no Spotify.
Você pode conferir, no menu abaixo, a transcrição do episódio, a tradução em Libras e ouvir o podcast no Spotify, além de checar toda a equipe que fez esse conteúdo chegar até você.
Fonte: Agência Brasil.
