Ferramenta também orienta sobre sintomas de intoxicação e quando buscar atendimento médico
A Prefeitura do Recife lançou, nesta quinta-feira (2), um novo canal digital para denúncias de venda de bebidas alcoólicas adulteradas com metanol.
A funcionalidade já está disponível no aplicativo Conecta Recife, em destaque na tela inicial com a palavra “DENÚNCIA”, permitindo que qualquer pessoa informe irregularidades de forma simples e rápida.
Além de receber denúncias, o recurso traz informações sobre os sinais de intoxicação por metanol, substância altamente tóxica utilizada ilegalmente na produção de bebidas, e orienta quando é necessário procurar atendimento médico de urgência.Pelo aplicativo, os cidadãos também têm acesso direto ao contato da Ouvidoria do SUS Recife, responsável por encaminhar as notificações para investigação.
De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil registra, em média, 20 casos de intoxicação por metanol ao ano.
Apenas entre agosto e setembro de 2025, já foram contabilizadas 59 notificações em todo o país, sendo 12 confirmadas em laboratório e 47 em investigação. Só em São Paulo, houve 26 suspeitas, com sete confirmações e cinco mortes em apuração.Em Pernambuco, três casos suspeitos foram notificados recentemente no Agreste, com duas uma morte em Lajedo e outra em João Alfredo. Uma terceira vítima sobreviveu, mas apresenta quadro de cegueira parcial.
Fonte: FolhaPE.
