Documento é voltado para jovens de baixa renda entre 15 a 29 anos com famílias inscritas no Cadastro Único
Pernambuco é o segundo estado com o maior número de emissões da Identidade Jovem (ID Jovem) em todo o Brasil. Ao todo, são 114.188 registros ativos, segundo dados divulgados pelo Governo do Brasil.
O documento digital abrange jovens de baixa renda entre 15 a 29 anos, que têm famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico).
Entre os direitos assegurados pela ID Jovem, estão a meia-entrada em eventos culturais e esportivos, descontos em viagens interestaduais e isenção em taxas para emissão da Carteira de Identidade Estudantil.
Atrás apenas da Bahia, a colocação de Pernambuco no ranking contou com a campanha “Juventudes pelo Seu Direito”. O projeto é promovido pelo Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria da Criança e da Juventude (SCJ-PE), que contribuiu com o aumento do número de IDs Jovem na região durante o último ano.
Iniciada em setembro de 2024, a iniciativa já garantiu mais de 83 mil novos documentos para jovens entre 15 a 29 anos. A cobertura praticamente quadruplicou em comparação com o mesmo período do ano passado, quando 30,8 mil identidades foram emitidas.Segundo a secretária da Criança e da Juventude, Yanne Teles, “esse crescimento indica não apenas adesão, mas sobretudo efetividade”
“Significa que mais jovens estão acessando direitos que historicamente eram pouco utilizados por falta de informação ou alcance”, disse a gestora.
ID Jovem: como emitir
Para emitir a ID Jovem, basta acessar o site ou baixar o aplicativo oficial. É preciso informar os dados pessoais e o Número de Identificação Social (NIS).
Emissão automática
A Prefeitura do Recife divulgou na última sexta-feira (26) que enviará automaticamente a Identidade Jovem para todos os recifenses de 15 a 29 anos inscritos no CadÚnico.
O benefício passou a ser entregue através do WhatsApp do Conecta Recife, sem necessidade de qualquer solicitação. Cerca de 80 mil pessoas estão elegíveis para receber o documento no município.
Até o dia 25 de setembro, 30 mil já tinham recebido a ID Jovem, enquanto outros 50 mil foram contatados para atualizar dados no CadÚnico e garantir a participação no programa.
