Anúncio foi feito pela governadora Raquel Lyra durante vistoria de obras na cidade nesta quinta (9)
Na semana em que deputados de oposição cobraram à governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSD), as 250 creches anunciadas em junho de 2023, a gestora fez a primeira visita pública às obras, na manhã desta quinta-feira (9), em Caruaru, Agreste do estado.
Visitou o terreno no bairro do Xique-Xique, onde está sendo construída uma das quatro unidades da Capital do Forró, em parceria com a prefeitura. Nela serão investidos R$ 4,6 milhões e a previsão é de que a entrega seja feita até 20 de dezembro deste ano.Em Caruaru, as outras unidades estão sendo implantadas nos bairros Rendeiras, Salgado e Vila Cipó
A construção desta creche é uma prova concreta de que o projeto de criação de 60 mil novas vagas na educação infantil está se tornando realidade. Ao todo, serão 250 unidades como esta espalhadas por todo o Estado”, assegurou Raquel Lyra.
Cuidados
A governadora destacou que cada criança na escola corresponde a uma mãe mais tranquila. “Ela pode trabalhar, cuidar dos seus afazeres e proporcionar mais qualidade de vida à sua família. Nosso plano é inaugurar o primeiro bloco de CEIs ainda em dezembro deste ano”, declarou Raquel Lyra.
De acordo com o diretor-presidente da Cehab, Paulo Lira, um dos responsáveis por acompanhar e fiscalizar as obras, os serviços estão em ritmo acelerado e a creche do Xique-Xique deve ser entregue em tempo recorde.
“Estamos trabalhando para entregarmos essa creche à população no menor prazo possível. A Cehab, no seu papel enquanto executor, busca entregar uma obra com qualidade, sabendo da necessidade da população, e da importância para toda a comunidade”, pontuou Paulo Lira.
Apoio
De acordo com o prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, a contribuição do governo do estado com a primeira infância é importante para as famílias de todo Pernambuco.
O apoio do governo é fundamental para que a gente continue avançando. É muito importante ver a governadora Raquel Lyra cumprindo o compromisso que assumiu, não só em Caruaru, mas em todo o Estado, de avançar na educação, cuidar da infraestrutura e, acima de tudo, cuidar das pessoas”, afirmou Rodrigo Pinheiro.
Dados da oposição
Segundo levantamento apresentado por deputados da oposição, das 250 creches anunciadas pelo Executivo estadual, 192 estão com licitação lançada; dessas, 89 estão em fase de licitação, 55 ainda não têm ordem de serviço e 48 tiveram obras iniciadas.
O governo informa que 103 unidades têm contrato em execução (em fase de projeto ou de obras),
Parceria
A proposta da governadora é construir as 250 unidades até 2026, abrindo 60 mil novas vagas para crianças de zero a 5 anos. Na parceria, as prefeituras dão o terreno, o governo implanta a unidade, mobilia e fica responsável pela manutenção durante um ano.
