Segurança Pública

Pernambuco é terceiro estado do país com menos guardas civis municipais armados, diz levantamento

Estatísticas foram divulgadas pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública

O estado de Pernambuco foi classificado como o terceiro do Brasil com menos guardas civis municipais armados num levantamento promovido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), apresentado na última quarta-feira (22).

É o primeiro balanço sobre a estrutura, o efetivo, a capacitação e a atuação dessas corporações em todo o território brasileiro.

A pesquisa foi conduzida pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), responsável pela apresentação técnica do estudo, em parceria com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). O ano utilizado como base foi 2024.

Conforme divulgado no balanço, Pernambuco possui um total de 6,38% do efetivo armado, ficando atrás apenas de Rondônia (0,0%) e Rio de Janeiro (2,33%). Logo após o estado pernambucano, vêm Amazonas (7,14%), Ceará (12,28%) e Rio Grande do Norte (11,11%).

Estados brasileiros com a maior quantidade de GCMs armados

  • Rio Grande do Sul (85%);
  • Mato Grosso do Sul (83,33%);
  • São Paulo (81,34%);
  • Paraná (80,65%);
  • Goiás (75%).

Roraima mostra 100% de uso de arma de fogo, mas cabe destacar que das cinco Guardas Municipais existentes nesse estado, somente houve resposta de Boa Vista ao questionário, o que precariza o significado da leitura deste percentual.

Compartilhe: