Cidadania

Prefeitura de Petrolina impulsiona protagonismo juvenil por meio do NUCA

Em Petrolina, a juventude tem sido protagonista de uma verdadeira transformação social. Por meio do NUCA (Núcleo de Cidadania dos Adolescentes), um grupo formado por adolescentes engajados e cheios de ideias, o município tem fortalecido ações voltadas à cidadania, inclusão e participação social. O trabalho é desenvolvido pela Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome. O NUCA é referência no estado e foi premiado na última edição do Selo UNICEF (ciclo 2021-2024), reconhecendo o impacto das ações desenvolvidas.

O Núcleo é um espaço onde os jovens são escutados, estimulados e reconhecidos como agentes de mudança. No município, o NUCA reúne atualmente 16 adolescentes, com idades entre 12 e 18 anos, que se dedicam a discutir e propor soluções sobre temas como direitos humanos, diversidade, educação, empregabilidade e proteção contra as violências. A cada encontro, o grupo reflete, debate e constrói propostas que contribuem diretamente para o fortalecimento das políticas públicas voltadas à infância e adolescência.

Neste novo ciclo do Selo UNICEF, o NUCA Petrolina assume papel central no 1º Fórum Comunitário, que vai acontecer em dezembro e terá como tema “Colorir o Futuro com Igualdade e Respeito”. O evento tem como objetivo reunir diferentes setores e a comunidade para construir, de forma participativa, o Plano de Ação Municipal pelos Direitos de Crianças e Adolescentes. Os jovens do NUCA terão protagonismo em todas as etapas do Fórum, da abertura às discussões e decisões, e também serão responsáveis pela apresentação do PPCA (Plano de Participação Cidadã de Adolescentes), documento que reúne ações estratégicas elaboradas por eles com base em temas sugeridos pelo UNICEF ou escolhidos pelo grupo.

Para muitos desses jovens, participar do grupo tem sido uma experiência transformadora, um espaço de fala, escuta e aprendizado, como destaca Maria Izabelly de Oliveira, de 13 anos, uma das integrantes do NUCA. “Aqui eu aprendi que ser jovem é também ter voz e poder de mudar as coisas. A gente fala, é ouvido e vê nossas ideias virando ação. Isso faz eu acreditar mais no meu futuro e no da nossa cidade”, disse.

O NUCA de Petrolina reafirma o compromisso de promover o protagonismo juvenil e fortalecer as políticas voltadas à infância e adolescência, consolidando a cidade como referência em participação cidadã.

Texto: Elaine Barbosa-Assessora de Comunicação da Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome

Fotos: Prefeitura de Petrolina

Compartilhe: