Evento deve reunir mais 60 mil pessoas em Belém (PA) entre 10 e 21/11
Cerca de 60 mil pessoas, entre líderes mundiais, especialistas, organizações, representantes da sociedade civil e o público geral são esperadas durante a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), em Belém.

Para garantir a saúde e o bem-estar de todos, o Ministério da Saúde reforçou uma série de cuidados, como manter a hidratação constante com água potável e estar em dia com a vacinação contra:
- febre amarela,
- hepatite B,
- covid-19,
- difteria,
- tétano,
- sarampo,
- caxumba e
- rubéola.
Atendimento pelo SUS
Durante o evento, todos os participantes terão acesso gratuito ao SUS em situações de emergência. O atendimento contará com apoio do Centro Integrado de Operações Conjuntas em Saúde, estrutura temporária utilizada em grandes eventos para ampliar a resposta em saúde.
Os participantes da Conferência também vão contar com um Hospital de Campanha que irá oferecer suporte 24 horas.
E para fortalecer a rede de atenção à saúde e ampliar o acesso em diferentes cidades do Pará, o estado contará com duas policlínicas regionais, um Centro Especializado em Reabilitação (CER), 64 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e cinco Centros de Atenção Psicossocial (CAPS).
O Ministério da Saúde prevê, ainda, a atuação de 102 novos profissionais do programa Mais Médicos Especialistas até o fim do ano. Já o Afirma-SUS ampliará Residências Médicas e Multiprofissionais na região, com 2.481 bolsas ativas e 148 novos programas selecionados.
Fonte: Radio Agência.
