Educação

MEC busca que todas escolas do ensino básico tenham horário integral

Se depender do Ministério da Educação, todas as escolas do ensino básico no país terão horário integral em 2026. Atualmente, a cobertura está próxima dos 90%. E o objetivo é determinar, ainda neste mês de dezembro, a estratégia para ampliação do modelo.

Em entrevista à Agência Brasil, a secretária de Educação Básica do MEC, Kátia Schweickardt, explicou que a educação integral precisa pensar no currículo, na programação das atividades, na metodologia de ensino, no uso do espaço e dos materiais, considerando as necessidades de cada região do país. Além disso, segundo ela, há uma série de outros aspectos, como a formação de professores, espaço para a cultura, lazer e esporte, assim como um suporte à saúde.

Na regulamentação estabelecida pelo Inep, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, o padrão para se reconhecer uma matrícula como de tempo integral é que ela seja de pelo menos 7 horas diárias durante 5 dias da semana, ou 35 horas semanais.

Em relação ao acesso das escolas brasileiras à internet, a secretária disse que a perspectiva é chegar a 80% das unidades com conexão para fins pedagógicos até o final do próximo ano. Atualmente, o percentual é de 64%.

Também são prioridades alcançar a alfabetização de crianças até o terceiro ano e consolidar o Programa Pé-de-Meia como política educacional, desvinculando a estratégia de uma perspectiva de incentivo financeiro ao estudante do Ensino Médio.

Fonte: Radio Agência.

Compartilhe: