Política

Toffoli marca acareação sobre venda do Banco Master

Ministro do STF convoca dono do Master, ex-presidente do BRB e diretor do BC para esclarecer suspeitas de fraude

O ministro Dias Toffoli, do STF, determinou uma acareação entre Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, Paulo Henrique Costa, ex-presidente do BRB, e Ailton de Aquino, diretor de Fiscalização do Banco Central. A audiência está marcada para 30 de dezembro, penúltimo dia de 2025, durante o recesso do Judiciário, com início às 14h.

O objetivo é esclarecer divergências entre os três núcleos envolvidos na negociação do Master para o BRB, que segundo a Polícia Federal envolveria uma carteira falsa de créditos de R$ 12,2 bilhões. Toffoli quer entender quando surgiram as suspeitas de fraude, quem teve conhecimento e quais medidas foram tomadas ou deixadas de lado.

A apuração também abordará a atuação da direção do BRB diante dos alertas do Banco Central e a fiscalização do BC sobre o mercado de títulos bancários, embora nenhum integrante da autarquia seja investigado.

O Conselho de Administração do BRB aprovou a compra de 58% do Master em março, mas a operação foi barrada pelo Banco Central em setembro, após surgirem suspeitas de irregularidades.

Fonte: Metro1

Compartilhe: