DIA DO PROFESSOR

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

Hoje, como todos já sabem é comemorado o Dia do Professor. No dia 15 de outubro de 1827 (dia consagrado à educadora Santa Teresa de Ávila), Pedro I, Imperador do Brasil baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil. Pelo decreto, “todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras”. Esse decreto falava de bastante coisa: descentralização do ensino, o salário dos professores, as matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até como os professores deveriam ser contratados. A ideia, inovadora e revolucionária, teria sido ótima – caso tivesse sido cumprida.

Mas foi somente em 1947, 120 anos após o referido decreto, que ocorreu a primeira comemoração de um dia efetivamente dedicado ao professor.

Começou em São Paulo, em uma pequena escola no número 1520 da Rua Augusta, onde existia o Ginásio Caetano de Campos, conhecido como “Caetaninho”. O longo período letivo do segundo semestre ia de 1 de junho a 15 de dezembro, com apenas dez dias de férias em todo este período. Quatro professores tiveram a ideia de organizar um dia de parada para se evitar a estafa – e também de congraçamento e análise de rumos para o restante do ano.

O professor Salomão Becker sugeriu que o encontro se desse no dia de 15 de outubro, data em que, na sua cidade natal, Piracicaba, professores e alunos traziam doces de casa para uma pequena confraternização. A sugestão foi aceita e a comemoração teve presença maciça – inclusive dos pais. O discurso do professor Becker, além de ratificar a ideia de se manter na data um encontro anual, ficou famoso pela frase ” Professor é profissão. Educador é missão”. Com a participação dos professores Alfredo Gomes, Antônio Pereira e Claudino Busko, a ideia estava lançada.

A celebração, Senhor Presidente, que se mostrou um sucesso, espalhou-se pela cidade e pelo país nos anos seguintes, até ser oficializada nacionalmente como feriado escolar pelo Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro de 1963. O Decreto definia a essência e razão do feriado: “Para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias”.

Gostaria de aproveitar a oportunidade para parabenizar a todos os professores do nosso querido país. Especialmente, os professores do EREM- Profª. Osa Santana de Carvalho, de Petrolina e a Professora Anete Ferraz, Gerente Regional de Educação da GRE – Sertão do Médio São Francisco que publicou recentemente um belo artigo saudando essa querida categoria, o qual solicito a transcrição nos anais da Câmara dos Deputados:

Meus queridos professores e professoras, a mais nobre legião de intelectuais que tão bem cuidam do conhecimento da humanidade, desafiando as demandas que o século XXI impõe na vida desses heróis e heroínas que, competentemente, fazem das rotinas das suas salas de aula, o lugar de mudar o mundo para melhor, o lugar de ensinar, de aprender, o lugar de celebrar vitórias.

Num gesto de carinho e respeito por esses intelectu-ais, escolhemos o nosso melhor agradecimento, compartilhamos o nosso mais especial abraço, e na doce magia desses sentimentos ,”Batemos Palmas para cada Professor , para cada Professora, ao som do musical “Professor Feliz”, uma forma carinhosa de rendermos nossa homenagem nesse dia especial , em particular a cada professor, a cada professora do Sertão do Médio São Francisco.

Parabéns ilustres trabalhadores do conhecimento! pelo determi-nante serviço prestado a nossa nação para mantê-la soberana, culta e independente.

Quantas grandes e belas histórias de vitórias que marcam a alma de um educador e de uma educadora, ainda não reveladas, mas certamente, todas vividas e comemoradas , sustentdas e alimentadas por novos novos sonhos e desafios .

Para Rubens Alves “um grande mestre nasce da exuberência da felicidade, da alegria de ensinar. Ser mestre é ensinar com alegria, é ensinar a felicidade” .

São esses sentimentos que movem nossa alma de mestres, almas que se nutrem do conhecimento como objeto de sedução e de realização do nosso trabalho. Por isso VIVA nossos professores e professoras pe-la sua capacidade de transformar o mundo.

Um grande abraço carregado de carinho e de reconhecimento.

Juntos compartilhamos e nos associamos as mensagens desses dois vídeos que, carinhosamente, escolhemos como forma de homenageá-los e homenageá-las.

Homenagem de Professora Anete Ferraz equipe GRE aos Professores e Professoras do Sertão do Médio São Francisco:

Anete Ferraz de Lima Freire

Grande abraço aos mais de dois milhões de professores e professoras do meu querido Brasil.

Deputado GONZAGA PATRIOTA

Blog do Banana

Related Posts

1 comentário

adelma 15 de outubro de 2012 - 18:19

Obrigada deputado por nos honrar com sua homenagem, fico feliz de saber que vossa excelência nos tem tamanho apreço! Hoje sofremos a injustiça da desvalorização e desrespeito por parte de muitos; Saber que alguém como vós nos prestigia é bastante gratificante! Deus o ilumine!

Responder

Deixe um comentário